O novo edital do programa Mais Médicos, do Governo Federal, fez com que seis profissionais do programa Saúde da Família de Juazeiro (BA) deixarem seus postos. Segundo a prefeitura, eles aderiram ao novo edital e, após a saída do único médico cubano que atuava na cidade, o déficit na saúde aumentou.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) alega que o município também sente as consequências dos problemas diplomáticos, causados pelas declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e a reação de Cuba que chamou de volta os profissionais que atuavam do programa ‘Mais Médicos’.
A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro explica as dificuldades: “Ainda temos uma carência de médicos para atender toda a nossa demanda. Praticamente triplicamos o número de profissionais contratados nos últimos anos, mas nos últimos processos seletivos não temos conseguido preencher todas as vagas”.
Concurso
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) planeja medidas para tentar suprir as carências. “Não será fácil, mas estamos procurando caminhos para não desassistir nossa população. Faremos contratações emergenciais até que tenhamos o novo concurso, programado para o primeiro semestre de 2019”, afirmou a secretária.