Após 15 anos de história e conquistas, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) deu mais um passo importante para continuar essa trajetória. A entidade conseguiu aprovar o projeto olímpico e paraolímpico do Sertão, cujos recursos poderão ser captados a partir de agora por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, pelo qual empresas com base em lucro real poderão destinar 1 % do imposto devido em projetos aprovados e abater no Imposto de Renda (IR).
A iniciativa da APA tem como objetivo o treinamento e a participação de atletas e paratletas de alto rendimento em diversas competições nacionais e internacionais. O resultado foi publicado no último dia 30 de novembro, após reunião da comissão técnica que analisa os projetos esportivos e paradesportivos do Ministério dos Esportes.
Com mais essa vitória, a APA está pronta para captar recursos junto a empresas que declaram seu imposto com base em lucro real. Para o presidente da associação, Natanael Barros, “essa é uma conquista para todo o segmento esportivo da região. É um momento de comemorar e também de muito trabalho, pois mostramos nossa capacidade de organização para conquistar e aprovar um projeto de tamanho impacto. Agora, inicia-se outro processo, que é a captação dos recursos junto a empresas“.
Sobre a lei
A Lei de Incentivo ao Esporte (11.438/2006) permite que empresas invistam parte do que pagariam de IR em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte.