Coluna do Blog

por Carlos Britto // 04 de janeiro de 2019 às 07:00

As estradas que matam, as ações que não chegam

O grave acidente na BR-242 que vitimou seis pessoas na cidade de Seabra, Chapada da Diamantina na Bahia, comoveu toda a região do São Francisco. De acordo com informações da Polícia Rodoviária federal, testemunhas relataram que a carreta, que saiu de Barreiras, no oeste da Bahia, perdeu o freio e acabou colidindo no ônibus.

Uma funcionária da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) está entre os mortos. Angeline da Silva Costa era técnica de enfermagem e trabalhava no posto de saúde do Bairro João XXIII. Além dela, a irmã e o pai também faleceram no local. Outras três pessoas também perderam a vida na tragédia.

Funcionários da Prefeitura de Juazeiro também registram o falecimento de um ex-motorista da secretaria de Educação, que todos chamavam de ‘Seu’ Rosalvo.

O acidente de ontem (3) parece ter realmente acontecido por falha mecânica da carreta, mas só esta semana esse é o terceiro acidente que registramos com óbitos. Claramente precisamos avançar na fiscalização e endurecer nas punições.

Motoristas inabilitados, bêbados, vans sem licença, pneus carecas e um sem fim de problemas mecânicos teimam em ceifar vidas, e não há um programa sério, uma atitude resolutiva eficaz.

O que vemos é político querendo se beneficiar por leis ineficientes que lhes tragam votos, uma legislação branda e um sistema cumplicioso com os desmandos e mortes que registramos todos os dias. Até quando?

Juazeiro e o cenário político

Este ano a política em Juazeiro (BA) tem tudo para ferver. Ano pré-eleitoral sempre é movimentado, principalmente porque os grupos começam a se mobilizar em torno de nomes para concorrer à Prefeitura e à Câmara Municipal. É nesse momento que muitos laços se estreitam e alguns se rompem de vez. Dizem por aí que 2019 será o ano em que o grupo que está no poder atualmente pode ter muita dor de cabeça. Será?

Promessa de fazer mais

Quem anda fazendo promessas é o prefeito de Casa Nova, no norte da Bahia, Wilker Torres. “Pau a Pique está com a autoestima elevada, seu povo anda alegre. Era isso que queríamos“, disse o gestor, comentando sobre o asfaltamento de 39 quilômetros de pista que dá acesso ao distrito. O prefeito também disse que inicia o ano de 2019 mantendo o ritmo de obras de 2018: “Vamos fazer muito mais em 2019“.

Assegurou continuidade

No primeiro discurso oficial como secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes comprometeu-se com o essencial: dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela Pasta no primeiro Governo Paulo Câmara. De origem sertaneja, Novaes também prometeu uma gestão “voltada à interiorização do turismo” no Estado.

Vai roubar a cena?

Empossado como 1º vice-presidente da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim para o biênio 2019/20, o vereador Ronaldo Cancão (PTB) foi um dos mais comentados na cerimônia da última terça (1). Além de ser chamado de “Ronaldo Mourão” pelos colegas, o vereador deixa também uma interrogação no ar: será que ele vai ‘roubar’ o papel de protagonista do presidente Osório Siqueira (PSB). Já tem gente, inclusive, duvidando que Osório vá justificar tanto as ausências na Câmara de Petrolina a partir de fevereiro, como fez no biênio passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários