Após a implantação de novas equipes de saúde bucal em Petrolina, a prefeitura anunciou a chegada de recursos do governo federal, no valor de R$ 305 mil, para a aquisição de equipamentos odontológicos. A conquista é resultado de iniciativas da atual administração, que em apenas dois anos conseguiu colocar mais 12 equipes de dentistas e técnicos, melhorando o acesso da população aos serviços. A título de comparação, entre 2009 e 2016 Petrolina teve apenas sete equipes de saúde bucal implantadas.
O recebimento de mais recursos para o atendimento odontológico logo no início de 2019 vem confirmar o salto da saúde bucal em dois anos, com a ampliação dos serviços em mais de 100% e a reabertura do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – a unidade de referência para as Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica, com procedimentos clínicos e cirúrgicos complementares aos realizados nas unidades básicas.
Além disso, uma emenda parlamentar permitiu a compra de mais 21 gabinetes odontológicos em 2018, renovando os consultórios e garantindo atendimento de qualidade à população.
“Desde 2017 também é prioridade do prefeito Miguel Coelho garantir uma saúde bucal com mais qualidade e agilidade. Isso só foi possível porque nos preocupamos em ampliar os serviços odontológicos, inclusive na zona rural, com a reativação da unidade móvel odontológica. A previsão é de que até o segundo semestre, com a chegada dos recursos, consigamos avançar ainda mais na cobertura do serviço em Petrolina”, avalia a coordenadora de Saúde Bucal do município, Roberta Teixeira.
Essa saúde bucal de Petrolina cada dia tá melhor, uma gestão de qualidade