A Faculdade Aberta da Terceira Idade (Fati) – projeto desenvolvido pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) – abriu a partir desta segunda-feira (18) as inscrições para alunos e monitores. O prazo segue até o próximo dia 8 de março. Durante o período os novos alunos, acima de 50 anos, devem realizar inscrição na Coordenação de Extensão e Cultura da Facape, das 8h às 12h, ou nas dependências da Pós-graduação da UPE, das 14h às 17h.
Estudantes da Facape e UPE que tenham interesse em participar do projeto como monitores, têm o mesmo prazo para realizar as inscrições, que devem ser feitas no mesmo local. As horas dedicadas ao Fati são convertidas em carga horária de ACC.
A proposta do projeto é a formação educacional, em diversas áreas, de pessoas da terceira idade como forma de incentivo à participação ativa na sociedade. Sob a coordenação da professora-doutora Thereza Christina, a Fati já impactou a vida de muitas pessoas, sendo uma troca de conhecimento entre os alunos de terceira idade e os monitores, que são estudantes da Facape e da UPE.
Estão aptos a se inscrever alunos idosos que tenham formação escolar em nível fundamental completo ou equivalente e disponibilidade de tempo para os horários das aulas. É necessário apresentar carteira de identidade original e comprovante de residência no ato de inscrição. Já os universitários, que atuarão como monitores, devem estar regularmente matriculados e frequentando um curso da Facape ou UPE e ter disponibilidade de carga horária semanal estipulada pelo coordenador do Programa de Extensão. Na realização da inscrição, devem apresentar histórico escolar atualizado, xerox do documento de identidade e CPF.
Vagas
Ao todo, são mais de 200 vagas ofertadas para os idosos e mais de 30 vagas para monitores. Os cursos disponibilizados são os seguintes: Inclusão Digital, Noções de Direito, Noções de Saúde, Administração/Empreendedorismo, Inglês e Espanhol e Conversação, além de Alfabetização e Letramento e Pré-Vestibular. Quanto aos monitores, há vagas para alunos dos cursos da Facape e da UPE, com preferência para discentes de Ciência da Computação, Gestão em TI, Direito, Administração, cursos de saúde da UPE e alunos com domínio em Inglês ou Espanhol e em Letramento e Alfabetização da Melhor Idade. Também há vagas para alunos interessados em desenvolver atividades relacionadas ao conteúdo do Enem.
O projeto promove acessibilidade e inclusão, valorizando e proporcionando o bem-estar dos idosos, estimulando a socialização e troca de experiências entre diferentes idades. As aulas terão início no dia 21 de março. Alunos e monitores irão receber certificados ao final da experiência. Os editais para inscrição estão disponíveis no site da Facape.