Palestra na Casa Plínio Amorim aborda qualidades da mandioca

por Carlos Britto // 25 de fevereiro de 2010 às 08:19

DSC00435Um tubérculo conhecido da região foi o centro das discussões, ontem (24), na Casa Plínio Amorim em Petrolina. O uso da mandioca em vários alimentos, inclusive no pão francês, chamou atenção dos vereadores e do público presente à sessão ordinária da Casa.

Convidado para falar sobre o assunto, o engenheiro agrônomo da Embrapa Joselito da Silva Motta (foto), da cidade de Cruz das Almas (BA), destacou o emprego da fécula da mandioca num dos alimentos mais consumidos no País, o pão francês (ou pão de sal, como é conhecido na região).

O projeto, de autoria dos vereadores Dr.Pérsio Antunes e Cristina Costa, foi elogiado pelo engenheiro. Na sua palestra, Motta ressaltou que a adição da fécula da mandioca ao trigo utilizado para fazer o pão, na proporção de 12% a 15%, não altera em nada o sabor do alimento, além de torná-lo ainda mais nutritivo.

Na ocasião o engenheiro mostrou um vídeo com uma reportagem sobre o uso da mandioca em vários tipos de receitas, como sucos, doces e salgadinhos. Segundo Motta, além de ser rica em fibras, cálcio e potássio, a mandioca pode estimular os pequenos agricultores locais, uma vez que encontra na região as condições ideais para ser produzida.

Palestra na Casa Plínio Amorim aborda qualidades da mandioca

  1. BEM ATENTO disse:

    Agora, é necessário que os nossos representantes políticos se empenhem em solucionar os problemas das casas de farinhas de nossa região, para que tenhamos sempre a matéria-prima. Não adianta ter uma lei que autoriza a adição da fécula de mandioca aos derivados de trigo se não temos a fécula para atender a demanda gerada apos a promulgação da lei.

  2. Santana disse:

    Falaram em quanto aumenta o custo de fabricação? Se fosse esse milagre que Dr. Pérsio quer obrar, voces não acham que outros municípios já estariam usando?

  3. JOSÉ JOÃO DA SILVA disse:

    Carlos Britto, desejo parabenizá-lo por esta matéria com o engenheiro da Embrapa, sobre a cultura da mandioca em nossa região. Saliento que o Deputado GONZAGA PATRIOTA, no ano passado, conseguiu fazer com que a CONAB adquirisse toda a farinha de mandioca de Petrolina, além de outras culturas da agricultura familiar da região. Este ano Gonzaga Patriota colocou à disposição da EMBRAPA, R$ 150.000,00 para cursos e casas de farinha na região. Isso tudo é importante para o homem do campo.
    JOSÉ JOÃO DA SILVA

  4. Igor disse:

    Antigamente era Pizza que se dava em política Pizza – > Trigo.

    Agora a vítima é o Pão francês – > Fécula + Trigo.

    Tudo a ver. E o resto… é politica.

    Ao engenheiro, parabéns pela pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários