Senador FBC rebate Governo de Pernambuco sobre emendas para Apami e aumenta polêmica
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) não aguentou assistir calado à troca de responsabilidades entre Governo de Pernambuco e Apami, e decidiu se pronunciar publicamente em relação à polêmica das emendas parlamentares não repassadas à entidade petrolinense. Numa nota em resposta à Secretaria Estadual de Saúde (SES), o senador informou que foram destinados R$ 3.876.200,00 à Apami em 2015 e 2016.
Segundo FBC, como a Apami não poderia receber verbas federais, ficou acertado com o Governo de Pernambuco que os recursos das emendas seriam encaminhados ao Fundo Estadual de Saúde para a compra de equipamentos e materiais hospitalares, que seriam repassados para a instituição. Os recursos, no entanto, nunca chegaram à APAMI.
“A verdade é que a Secretaria de Saúde não cuidou de promover os atos para a licitação e a consequente compra de todos os equipamentos hospitalares previstos. Limitando-se a apontar um suposto entrave inicial no processo, ao invés de explicar porque, passados vinte e quatro meses, encontra-se na iminência de ser obrigada a devolver os recursos ao Governo Federal, por não ter cumprido com os compromissos acordados“, disse.
Para o senador, não é correto o argumento da SES de que o Ministério da Saúde não permite a transferência de recursos “para unidades que não estejam vinculadas à Secretaria Estadual, como é o caso da Associação“. “Tanto não é verdade que, em 2017, fizemos o mesmo processo de apresentação de emendas que favoreceram a Apami junto à Prefeitura Municipal de Petrolina, a qual repassou os recursos à entidade com maior celeridade, no valor de R$ 750.000,00“, acrescentou o senador.
Ele ressaltou ainda que foram encaminhados ofícios para o governo do Estado, solicitando prioridade na implementação das ações, mas os documentos nunca foram respondidos. “É com tristeza que constatamos que, independentemente do esclarecimento que venha a ser dado pelo Governo de Pernambuco, não há como recuperar todo esse tempo perdido, todos os atendimentos, os exames, os tratamentos médicos que não foram realizados. Acima de divergências políticas, o que deve prevalecer são os interesses dos pernambucanos“, lamentou Fernando Bezerra Coelho.
No meio de tanto ‘disse me disse’ estão os pacientes com câncer e seus familiares, que esperam ver o mais breve possível um desfecho satisfatório para a questão. Afinal, eles são o lado mais fraco dessa história. E é justamente do lado dos mais fracos que a corda sempre arrebenta.
Política e acordos
Parece que o prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim (PCdoB), soube contornar muito bem os embates com os servidores municipais que estavam em busca de aumento. O município já concedeu reajuste para alguns ligados ao Sinserp e esta semana foi a vez de selar compromisso com os agentes administrativos da prefeitura. “Com isso eles terão reajuste, a partir da aprovação na Câmera Municipal, representada na reunião pela vereadora Neguinha da Santa Casa e pelo vereador Gleidson Medrado”, disse Bomfim em uma rede social.
Amigo de Isaac em alta
O deputado Daniel Almeida (PCdoB), companheiro político do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), foi escolhido nesta semana líder da bancada baiana na Câmara dos Deputados. Por 20 votos a 15, ele derrotou o deputado José Rocha (PR) na disputa pelo posto.
Discurso ameno
Aliado do governador Paulo Câmara (PSB), o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) fez ontem (14) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um discurso apenas ameno em relação ao que havia prometido sobre o presidente do IPA, Odacy Amorim, de que este estaria se utilizando do cargo para fazer seu marketing pessoal. É muito provável que o Palácio do Campo das Princesas tenha aconselhado Lucas a não criar um desgaste para a gestão socialista nesse início do segundo governo de Paulo.
Será que ele conseguiu mesmo este dinheiro por hospital ou era só propaganda porque o ano passado todos semana tinha milhões pra Petrolina e até agora nada
Enquanto eles brigam o povo doente, que precisa de tratamento vai morrendo, vai encurtando os dias de vida. E segue o jogo. E o povo que se dane. Só lamento tamanha estupidez por parte dessas pessoas que se acham ” eternizadas “. Que Deus cuide dos necessitados.