O Ministério Público Federal pediu, ontem (25), a absolvição do ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, da acusação de ter participado da chamada Operação Vampiro. De acordo com a procuradora federal Regina Coeli Campos Meneses, os indícios que serviram de base para o recebimento da denúncia contra Humberto não foram comprovados.
“Ocorre que, iniciada a fase judicial e realizada a instrução do feito, chega-se à conclusão de que aqueles indícios que serviram de suporte para o recebimento da denúncia não restaram comprovados nesta fase do processo”, afirmou o documento assinado pela procuradora.
A Operação Vampiro foi o nome dado a uma ação da Polícia Federal, em 2004, que descobriu irregularidades no setor de hemoderivados do Ministério da Saúde.
Segundo a procuradora, “é dever do Ministério Público, da mesma forma em que promove a ação penal, entendendo que não há provas suficientes para um juízo condenatório, pedir a absolvição. A função do Ministério Público não se restringe a de mero acusador, pois, em ambas hipóteses de resultado (condenação e absolvição), tem a obrigação de zelar pela aplicação da Lei e dos direitos e garantias fundamentais do acusado”.
SE NÃO FOSSE ESSA OPERAÇÃO VAMPIRO – ELE SERIA O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO ATUALMENTE, ACUSARAM E LEVANTARAM SUSPEITA INFUNDADAS QUE PREJUDICOU-O NAQUELA ELEIÇÃO.
Foram cumpridos 17 mandados de prisão e 42 ordens judiciais de busca e apreensão de documentos e computadores em quatro capitais: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. De acordo com os levantamentos da época, a ação fraudulenta causou prejuízo de R$ 2,31 bilhões aos cofres públicos entre 1990 e 2004.
Lobistas eram informados previamente por servidores do Ministério da Saúde, acompanhavam as intenções de compra do Ministério, organizavam-se para apresentar propostas antes dos concorrentes ou manobravam para intervir no modelo da licitação e dos preços. Os lobistas recebiam pagamento dos laboratórios e, para justificar as despesas, emitiam notas de empresas de consultoria.
Aí meu amigo, o estrago já foi feito… o prejuízo político que Humberto Costa têve, vai ser pago por quem????
Compartilhamos com o companheiro Humberto Costa mais esta vitória. Os verdadeiros vampiros, que tanto acusaram Humberto em passado recente, hoje devem estar mordendo o próprio pescoço, sugando o próprio sangue diante desta absolvição. Parabéns, companheiro!
É isso ai esperamos que os verdadeiros culpados sejam punidos por que o companheiro Humberto ja teve seu prejuizo, poderiamos ter Humberto como governador que estaria desempenhando bem seu papel. Espero que a população reconheça o valor que ele teve como Ministro da Saúde, e está tendo como Secretário das Cidades.
Deomiro, essa farsa foi montada pela dupla Jarbas/Mendonça com o total apoio da mídia (ou será máfia) pernambucana. O esquema funcionava desde 1992, o Humberto Costa descobriu a negociata e terminou saindo como sendo o ladrão.
É a Bíblia é um santo Oraculo, nem o Google tem tantas respostas.
Como lá na Bíblia mesmo diz:
… É mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que …
Desde quando ser absolvido pela Instituições públicas brasileiras quer dizer algum coisa!!! é mais fácil Jesus Cristo ser crucificado mais uma vez que um integrante do PT ser condenado, enquanto Lula estiver no poder. Vamos continuar com a dúvida sobre a honestidade…
Quem conhece ou acompanha a trajetória política de Humberto sabe da injustiça de que ele foi vítima. Não fossem essas calúnias certamente Humberto seria governador de Pernambuco, pois o mesmo estava à frente em todas as pesquisas, o que provocou o desespero do PFL e de Jarbas, que partiu para esse tipo de expediente. O povo de Pernambuco tem uma dívida com esse homem público que tem todas as qualidades de um bom político, um parlamentar atuante e um bom gestor, o que o qualifica para ser Senador de Pernambuco e futuramente Governador do Estado.