A cidade de Jacobina, na região região norte da Bahia, ficou alagada por conta da chuva forte que caiu na madrugada desta terça-feira (2). De acordo com a Defesa Civil do Estado, choveu 140 mm entre 3h e 6h desta terça. A chuva fez o Rio de Contas transbordar o que, junto com a chuva, acabou formando um grande volume de água que invadiu as ruas da cidade, causando os alagamentos.
De acordo com a assessoria da prefeitura, a Coordenação de Defesa Civil do município registrou dois desmoronamentos no Bairro da Bananeira e a iminência de desabamento em uma residência no Bairro da Serrinha. Na região central da cidade inundações foram registradas na Praça Rio Branco, Rua Senador Pedro Lago, Praça Getúlio Vargas (Mercado Velho) e Avenida Orlando Oliveira Pires.
“Informamos ainda que os serviços meteorológicos alertam para a possibilidade de chuvas nas próximas 48 horas. Alertamos a transeuntes, motociclistas e motoristas, principalmente de veículos pesados, que redobrem a atenção nas áreas afetadas, a exemplo do Bairro Félix Tomaz, onde a Embasa está realizando a obra de esgotamento sanitário e no Bairro do Leader, local mais afetado pelas águas“, informou a assessoria.
A prefeitura tem disponibilizado sua equipe de prepostos da Coordenação de Defesa Civil, Limpeza Pública, Setor de Engenharia, Coordenação de Habitação, Secretaria Municipal da Assistência Social, Secretaria Municipal da Saúde, em plantão intermitente, assim como os serviços da Guarda Civil Municipal.
Só não tem Rio de Contas em Jacobina. Os rios que cortam a cidade são: Rio do Ouro e o Rio Itapicurú Mirim.