Tragédia no Chile: mortos em terremoto passam dos 700

por Carlos Britto // 01 de março de 2010 às 09:06

terremoto chile 2O número de mortos pelo terremoto que atingiu o Chile no sábado (27/02) subiu para mais de 700, disse a presidente chilena, Michelle Bachelet, durante entrevista coletiva ontem (28/02). Segundo ela, o número de vítimas ainda deve aumentar.

“Estamos diante de uma emergência”, disse Bachelet no palácio presidencial. A presidente ordenou a retomada nas próximas horas dos voos nacionais e internacionais no país que foram suspensos por causa do terremoto. “A catástrofe é enorme. A última cifra que temos até agora é de 708 mortos (…) e há um número que eu diria crescente de pessoas desaparecidas”, acrescentou.

A maior parte das mortes ocorreu na região do Maule, com 541, seguido pela localidade de Bio-Bio, com 64. Os 103 restantes morreram em outras seis regiões do país. O Chile calcula os estragos provocados por um dos maiores terremotos da história, que deixou 2 milhões de desabrigados, além de vários alarmes para tsunamis, inclusive no Japão, do outro lado do oceano Pacífico. Cerca de 1,5 milhão de casas foram afetadas pelos tremores, que também foram sentidos no Brasil. As autoridades declararam parte do país como zona de catástrofe.

Mais de 60 réplicas do sismo de magnitude 8,8 que atingiu o centro e o sul do país sul-americano no sábado deixaram milhões de chilenos atentos durante toda a noite. Centenas de pessoas dormiram em colchões e cadeiras de plástico nas ruas do centro de Santiago com medo de outro terremoto, como o que demoliu edifícios e hospitais, quebrou pontes e virou automóveis como se fossem de brinquedo.

Uma forte réplica do terremoto estremeceu edifícios na capital chilena na manhã deste domingo, disseram testemunhas. Não há informações sobre novas vítimas ou danos a prédios ou casas.

Fonte: UOL Notícias (foto: Victor Ruiz Caballero/Reuters)

Tragédia no Chile: mortos em terremoto passam dos 700

  1. Leidijane disse:

    Acho que as pessoas devem ajudá-los,pois se o terremoto chegasse a
    atingir 10,0 de magnitude, todos morreriam.Seria importante se todos nós podéssemos
    ajuda-los com uma quantia de pelo omenos R$ 10,00 na conta bancária e/ou com uma ligação; como se faz com o Criança Esperança, pois o governo “às vezes” não pensam nos mais necessitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários