A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) poderá fechar as portas ainda este ano devido ao contingenciamento de 30% de seu orçamento pelo Ministério da Educação (MEC). O corte é de quase R$ 12 milhões. Em entrevista exclusiva a este Blog, o reitor Julianeli Tolentino mostrou-se preocupado com a situação e afirmou que, caso o governo faça a manutenção desse bloqueio, a Univasf vai paralisar suas atividades já no próximo mês de setembro.
“A capacidade de executarmos os nossos serviços, como temos feito de ano a ano, ela diminuiu bastante. Caso não tenhamos o descontingenciamento – a liberação do recurso que estava planejado, de acordo com a Lei Orçamentária Anual -, nós temos uma grande probabilidade de descontinuarmos os nossos serviços, ou seja, parar as atividades da universidade como um todo já no mês de setembro“, afirmou Tolentino, durante conversa com a reportagem deste Blog em Brasília (DF).
O reitor diz que a situação é preocupante não apenas para os estudantes. “É algo muito preocupante, porque pode levar a um dano muito grande. E não somente para a universidade como instituição, mas para quem participa, especialmente os estudantes e a população, que é diariamente beneficiada diante das várias ações que nós executamos no dia a dia, através de projetos de pesquisa e extensão, projetos que estão diretamente ligados à comunidade”, explica.
Julianeli Tolentino espera que o MEC se sensibilize com a causa e volte atrás. “Eu espero que o governo se sensibilize e o ministro da Educação volte atrás e desbloqueie esse recurso, para que todas as nossas universidades continuem oferecendo mais e melhores serviços à população, porque é através da educação que nós temos a certeza que acontecerá o verdadeiro desenvolvimento, com qualidade, das nossas regiões e consequentemente de todo o Brasil.“
O contingenciamento dos recursos tingiu o orçamento de custeio e de investimento de forma direta. Além disso, as despesas básicas também serão afetadas. “Caso haja a manutenção desse bloqueio, a partir do próximo mês de setembro não teremos condições nenhuma de pagarmos as faturas de água, de energia, de continuarmos pagando as bolsas para nossos estudantes – especialmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que na nossa universidade chega a quase 80% do volume de estudantes, ou seja, em torno de quase 8 mil estudantes que dependem diretamente dos RU’s (Restaurantes Universitários), do sistema de transporte, das residências estudantis, dentre outros auxílios“, lamenta.
Caos
“A situação tende para o caos, mas eu tenho grande esperança de que o governo se sensibilizará e irá voltar atrás e liberar os recursos que tanto precisamos“, acredita o reitor, mantendo cautela e dizendo que, caso ocorra o fechamento dos portões, “iriamos adotar alguma estratégia para reiniciarmos as atividades de forma não garantindo as ações que estamos executando“.
Papel da instituição
“A nossa região precisa, e a nossa missão da Univasf é exatamente essa: oferecer educação superior de qualidade, no interior do Nordeste, o que estamos fazendo desde 2004 com muita eficiência“, finaliza Julianeli Tolentino.
Vale destacar que a Univasf possui campus nas cidades de Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Senhor do Bonfim (BA), Paulo Afonso (BA), São Raimundo Nonato (PI) e Salgueiro (PE).
Cortes
O Ministério da Educação anunciou, no último dia 30 de abril, que todas as universidades federais do país sofrerão contingenciamento de 30% em seus orçamentos. A medida foi tomada após a pasta ser alvo de críticas por ter reduzido as verbas destinadas à Universidade de Brasília (UnB), à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A diminuição dos recursos das três instituições tinha sido anunciada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 29 de abril. Ele justificou que as reduções no orçamento da UnB, da UFF e da UFBA foram definidas porque as três instituições estariam com sobra de dinheiro para “fazer bagunça e evento ridículo“.
Pra que pobre estudar né galera? Pobre tem que se lascar mesmo, quem já viu pobre se tornar médico ou engenheiro (contém ironia)
Pobre? Já percebeu que a maioria dos estudantes de Universidades Federais são filhinhos de papai? E quando Dilma cortou, não foi nem contingenciamento, mais de 50% ninguém ficou de mimimi. Foi de 10 bi para quase 4,9 bi. Agora que os reitores não poderão mais desviar, melhor dizendo, roubar, ficam fazendo movimentos.
Deixa de mentir bocado de alienados.
Meu caro Carlos Brito. Não é verdade e se fechar nao será pelo contigêciamento de 3,5% da verba discricionaria e sim pela sua má gestão. O que sabemos é que muitos reitores estão ricos pelo mal uso desse verba discricionária. Inclusive sabemos reitores presos. O que este reitor está fazendo é terrorismo psicológico isso política das mais baixas para jogar o povo ignorante contra o governo. Que acredito ser a nossa última esperança para destravar o Brasil.
Veja o tamanho da Univasf. Quantos engenheiros se formam por ano ? Quanto custa isso para nação?
No Brasil não se planeja, agora quando a conta chega ninguém ? Será que não dava para ver que a nossa economia não suportava tanta expansão da universidade federal ?
seu facistavde , não aguenta é sustentar a hipocrisia de vcs é os grupos
Tem que fechar mais da metade das universidades federais que não vão fazer gakta. E tem um detalhe que o povo não sabe: os voltuosos salários que docentes de Univerdades Federais recebem. O Portal da Transparência está lá para quem quiser saber. Valores exorbitantes para quem não faz nada, ou melhor, finge de dar aulas e de fazer pesquisas. Corta o salário desse povo.
Eliana, só fico triste em ver que muitas pessoas ainda acreditam na mídia podre, e que não se interessam em procurar informações concretas, verdadeiras, de qualidade. Ficam acreditando em falácias. Como foi falado aqui: o portal da transparência deixa claro, mostra os salários exorbitantes doa professores. Mas os esquerdistas são cegos.
Rsrsrs, verdade! Se fossem bem administradas não estariam assim todas!
Deveria era fazer uma auditoria nessas universidades, elas recebem muito dinheiro, eu nao acredito que são tão certinhas e infelizmente tem muita coisa errada.
A tal da “elite intelectual” desse país é uma brincadeira mesmo hein? Só rindo mesmo. Cai nesse papo quem quer.
Aproveitando o espaço, estou meio por fora, queria saber como anda a relação do nobre reitor com o TCU.
Que drama! Por causa de contingenciamento de alguns meses de 3,5% do orçamento? Então esse cara precisa sair, porque já tá provando que não é bom gestor! Menos um salário alto pra manter sem dinheiro!
Cadê os representantes aqui de Petrolina lá em Brasília que não falam,nem fazem nada, será que vão deixar a UNIVASF fechar as portas? São centenas de alunos sem ter como fazer a tão sonhada faculdade.Infelizmente não temos mais quem tanto lutou por isso, saudades de doutor Osvaldo.
Não é corte, é contingenciamento. Se um reitor nao sabe a diferença disso para corte, não espero que saiba gerir uma facukdade, que é o motivo do contingenciamento, não saber explicar ONDE foi e vai ser aplicado o dinheiro.
Concordo contigo, Paulo! Por isso que Bolsonaro, em entrevista, falou para um repórter da Folha de São Paulo que todos desse citado jornal deverão voltar à faculdade e começar a estudar do zero. Não aprenderam a trabalhar de forma correta. Só aprenderam a denegrir a imagem dos que tentam melhorar um pouco o nosso país.
Gostaria que o Reitor apresentasse as contas a população, de modo claro, especificando o que realmente pode ser contingênciado, pois as citações vazias não coincidem com o divulgado pelo governo.
Com uma conta básica podemos concluir que setembro é o mês que representa 70%. Se já nele a universidade pode parar, dá pra ver claramente a incapacidade de gestão e falta de interesse em colaborar com o país, que está igualmente quebrado. Como cidadão espero no mínimo que os líderes de cada instituição se preocupem em gerir melhor os recursos, principalmente quando este está publicamente escasso.
KKKKKK Piada!!! Quem tem um pouco mais de discernimento e acompanha essa questao sabe que não é 30% de todo o orçamento, mas, sim, 30% do recurso que é destinado exclusivamente para gastos discricionarios da reitoria. O jornalismo deve tentar informar e não manipular a informação ao seu próprio interesse.
Creio que o Reitor precisa se informar melhor sobre o que foi contingenciado, que na prática não foram 30% e sim 3,5% aproximadamente!!
Foram 12 milhões, foram 30% sim. Agora as pessoas acreditam mais em fake news do que nos próprios funcionários da universidade. Tá demais
Dinheiro não nasce em árvores, reitor. Preste conta dos recursos que recebe. Procure ajustes. Negocie com o governo eleito pelo povo. Deixe de agir com petista inconformado. Todos estão pagando pelo roubos do seu partido, o PT, reitor. Você já se movimenta pra fazer seu sucessor, outro petista.
E o que ele quer dando entrevista? Ele deveria ir falar com o próprio ministro, q já deu um parecer de que, se a universidade será tão prejudicada, basta mostrar os documentos com as despesas e a prova de que o total das verbas realmente não dá, e mais será disponibilizado. Simples.
Fecha nada…. alarmismo momentâneo.
Esse reitor foi o pior em gestão , um blogueirinho de quinta categoria,a cada dia a UNIVASF fica pior a cada dia. Fora juju!!! Fora Lucia fora Nilton!!!!
Simples isso tudo e consequência do DESGOVERNO E ROUBALHEIRA DOS GOVERNOS FHC LULA E DILMA E agora o governo Bolsonaro tem que fazer MILAGRES? DESMATELARAM AS UNIV.FEDERAIS PORQUE ESQUERDA NUNCA SE IMPORTOU COM EDUCAÇAO E SIM MANTER A IGNORANCIA PARA CONTROLAR O POVO IGNORANTE.SIMPLES ASSIM…
Olá ! É um caos mesmo tudo isso que nós temos que ver. São tantos impostos que fica difícil acreditar nessa de corte em educação. Porque não por o Brasil para funcionar e gerar renda. Sem falar onde fica o respeito com o futuro científico. Hoje eu li uma reportagem da cientista brasileira que criou uma caneta que detecta câncer. Sabe o que acho disso que futuros cientistas brasileiros vão embarcar no primeiro vôo para países onde o governo sabe respeita seus direitos. Onde nós sentimos prestigiados e valorizados.
Fora Bolsonaro!
Fora fora fora mil vezes fora!
Queremos governantes que saibam reconhecer a educação como um pilar para grandes conquistas.
Esses Reitores devia falar a vdd …essa verba ai o Ministério da educação está bloqueando é uma valor que sobra pra o Reitor gastar com o que bem entender…Acabol a boquinha dos Reitores…..Reitor porque vc não mostra seu IR e os imóveis que os senhores tem.
A Policia federal vai provar pra os alunos e ao povo Brasileiros onde esse dinheiro ia…espera pra ver Reitor
Isso é o resultado de dezesseis anos de desgoverno do pt e esse reitor comunista sei não viu só fazendo terrorismo coisa de comunista……….
Veja o tamanho da Univasf. Quantos engenheiros se formam por ano ? Quanto custa isso para nação?
No Brasil não se planeja, agora quando a conta chega ninguém ? Será que não dava para ver que a nossa economia não suportava tanta expansão da universidade federal ?
Com tanto meios de informações ainda sai uma noticia feike dessa è piada isso! Esse reitor tá no lugar errado no máximo que podia ser era vice diretor de uma creche! Muito desatualizado! Kkkk acorda reitor tá dormindo em pé Kkkk!
Mas a quem esse senhor reitor acredita que engana?
Se ele está alarmando desta forma é porque, essa Universidade já deve estar no vermelho rubro incandescente há muito tempo e AGORA vai usar a desculpa e jogar a conta bomba no colo do Bolsonaro.
AUDITORIA imediatamente nesta Universidade!
A univasf é por sua vez toda petista, inclusive esse reitor.
O que é gasto ali de passagens, diárias e FGs para esse povo ( que nada fazem) é uma conta que nossos olhos não conseguem ver.
O que eles pretendem fazer é: demitir os terceirizados (coitados, são os que mais trabalham, e vivem assediados moralmente por um bando de professores preguiçosos e improdutivos) para causar impacto na sociedade. Mas, porque eles não contam sobre o que é gasto e não é apresentado.
Bolsonaro está certíssimo e o que está acontecendo hj com as universidades é justamente o que o povo tanto pediu, o fim da corrupção.
Pura verdade!
Esse reitor tá aparelhando a Univasf, com esquerdistas no Conselho universitário. Quer fazer seu Sucessor. Usa o cargo para fazer campanha contra governo Bolsonaro. É um incompetente, como todo o PT, seu partido. Deve ser exonerado, a bem da Univasf.
E aquelas 80 e tantas Hilux/Amarok(sem contar os veiculos menores) no estacionamento da Universidade de Petrolina??
Esse Reitor esta fazendo terrorismo….Vc vai cair seu Reitor….O Jacare chega Sexta Feira em Petrolina
…Vc vai ter que prestar contas desse 12 milhoes anual que vc gasta sem prestar conta ao TCU….A hora dos Reitores PTralhas esta chegando
Este reitor lavou a égua agora vem falar mercadoria,pega tua mala e cai fora Ptista.
A solução é simples, mostre todos os gastos da faculdade documentando e prove que realmente esse dinheiro é gasto corretamente.
Esse Reitor ao invés de querer “causar”, deveria se preocupar com a forma de punir os maconheiros da Univasf (que não são poucos) e também com as fraudes entre alunos que não precisam de alguns benefícios e mesmo assim conseguem forjando documentação. Com certeza isso iria ajudar na administração que não tem sido boa, pois com esse contingenciamento de 3,5% está com risco de fechar. Melhore Sr. Reitor!
Reitor se preocupar em punir maconheiros???? Não sabe nem o que é um Reitor, sua função, e aliás pela argumentação nunca na vida adentrou os muros de uma Universidade. Parem falar tantas asneiras, a gente precisa distribuir é educação, livros, sabedoria e não espalhar tolice e ignorância. Estuda também um pouquinho da Lei de Diretrizes orçamentárias, tenho certeza que o reitor pode te ajudar em muita coisa. Esse rancor contra a educação é uma coisa absurda!
E qual seria sua sugestão de punição para maconheiros?
Não concordo com um corte tão abrupto, porém devemos reconhecer que há sim muito dinheiro jogado fora. Não apenas nas universidades, e sim em tudo o que é publico no Brasil. A Universidade pode fechar, mas será que os professores vão deixar de receber seus vultosos salários? Que haja redução, já que provavelmente é mesmo necessária, mas nos pontos corretos. Que os alunos não sejam prejudicados, tampouco os terceirizados(que trabalham muito mais que vários que recebem altos salários). O problema é que da forma como tudo está sendo feito os menores da história serão prejudicados e os grandes que levam uma fatia grande do total de gastos permanecerão com seus privilégios, o que em nada melhora a situação das universidades.
No mais, fora Bolsonaro!
A Reitoria é o órgão máximo da administração de qualquer instituição de ensino superior. As suas principais competências são planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar TODAS as atividades da Universidade. PRINCIPALMENTE AS PUNIÇÕES PRA QUEM USA DROGAS DENTRO DA INSTITUIÇÃO.
Estuda mais um tiquinho, Silvana, no comentário anterior vc referiu-se ao Reitor, agora já mudou pra Reitoria, de qualquer forma tá errada de novo, na democracia que ainda não foi totalmente extinta, existem órgãos colegiados que tomam as decisões supracitadas, na UNIVASF chama-se Conselho Universitário, composto pelos dirigentes, docentes, técnicos, estudantes e comunidade civil, ele é o órgão máximo e atua de maneira consultiva e deliberativa. Eu nunca tive o prazer de estudar lá, mas já tive o interesse de me inteirar sobre essa instituição que tanto mudou a vida do povo sertanejo. Caso vc esteja realmente preocupada com o problema da maconha na Universidade entra em contato com a Ouvidoria ou até mesmo procura saber quanto as reuniões do Conselho, vai até a Universidade tu vai ficar chocada qdo não encontrar gente nua, tu vai ver tanta coisa bonita lá dentro que vai até esquecer um pouco essa mesquinharia.
Como vai fechar as portas por falta de dinheiro, se está fazendo concurso pra Salgueiro. Um local que terá que montar toda uma infraestrutura do zero, gastando milhões, podendo abrir os cursos aqui mesmo em Juazeiro? Balela.
Fora Bolsonaro !!!
Se o Reitor apoia o PT e quer Lula livre tudo que fala cai em descrédito imediatamente. Quanto as valores “bloqueados” segundo informações do reitor é preciso intender que universidade federal não é lugar de apoio político e barganhas, essa fonte $$$ demorou ser cortada pois certamente era um meio de compra de votos.