Coluna do Blog

por Carlos Britto // 10 de julho de 2019 às 07:02

A cassação de Domingos, a posse de Alvorlande e a nova configuração da Câmara de Petrolina

O vereador cassado de Petrolina, Domingos de Cristália (PSL), deve ter tido, de ontem para hoje, a pior noite de sua vida. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por sete votos a zero, afastar de imediato o vereador do seu mandato, motivado pelas acusações movidas pelo comunitário Júlio César Monteiro, através do Ministério Público Estadual (MPE), que pediu a cassação do seu mandato.

A acusação de Júlio César e do MPE seria de que Domingos teria supostamente mandado colocar carradas de areia e prometido outras ações em troca de voto, quando – de acordo com seus advogados de defesa – a iniciativa foi realizada pela gestão municipal à época, numa ação administrativa.

Entre os argumentos para defender Domingos em Brasília, a defesa vai sustentar que as provas obtidas pelo Júlio César foram ilícitas, utilizando-se de gravações ilegais. Em entrevista a este Blog o líder comunitário, no entanto, justificou que as evidências contra o vereador são incontestáveis, a ponto de sofrer uma derrota acachapante no TRE-PE, na tarde de ontem.

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) por suposto abuso de poder econômico e político nas eleições 2016 beneficia diretamente o seu suplente, vereador Alvorlande Cruz. Ele permaneceu calado e até o momento não se pronunciou. O presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira, deve marcar uma sessão extraordinária, já que a câmara está em recesso, para dar posse ao novo vereador.

Com Alvorlande assumindo a bancada, a oposição ganha um revés, e a bancada de situação ganha mais um integrante e passa a ter 18 representantes.

Agora é em Brasília

Autor da denúncia contra o vereador cassado Domingos de Cristália (PSL), o líder comunitário Júlio César Monteiro revelou ao Blog ter sido cumprimentado educadamente pelo advogado Julio Lossio Filho, ao final de decisão de ontem (9) do TRE-PE, o qual teria lhe dito: “Nos vemos em Brasília”. Convicto do fundamento de sua denúncia, Júlio Cesar concordou. E acredita que o resultado por lá não vai ser diferente.

Foco na administração

Enquanto vê à distância seus adversários políticos se articularem, o prefeito de Juazeiro (BA) Paulo Bomfim (PCdoB) está em outro foco: o administrativo. A preocupação de Bomfim é com o aniversário de 141 anos do município e as obras que pretende entregar. E nada de eleições 2020. Ao menos por enquanto.

Apesar do CAUC

A deputada federal Marília Arraes (PE-PE) garantiu a aprovação de uma emenda de sua autoria no relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apresentado na Câmara dos Deputados. A proposta permite a assinatura de convênios entre a União e municípios – de até 50 mil habitantes – que tenham algum tipo de pendência identificada no Serviço Auxiliar de Informação para Transferências Voluntárias (CAUC).  O texto tem o objetivo de viabilizar aos municípios tempo hábil para resolução dessas questões sem serem prejudicados com o não recebimento de recursos do Governo Federal.

Coluna do Blog

  1. Defensor da liberdade disse:

    Não sei como o povo ainda vota num ser como esse Alvorlande, era coelhista, virou lossista, depois voltou a ser coelhista. Tal como o irmão é mais um rejeitado pelas urnas entrando pela porta dos fundos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Comentários absurdos esse cara fez , não merece voltar a câmara, e ainda acha pouco os auxílios e regalias que…