Rose Bassuma:”PV quer conscientizar a comunidade sobre Usina Nuclear”

por Carlos Britto // 04 de março de 2010 às 18:17

DSC00972

A pré-candidata a deputada federal pelo Partido Verde, Rose Bassuma esteve na região para os debates sobre meio ambiente que envolve principalmente a polemica instalação de uma usina nuclear às margens do Rio São Francisco. Segundo Rose esse é um momento importante para o PV, pois envolve toda ideologia que partido sempre defendeu. “Nós estamos iniciando uma campanha contra as instalações de usinas nucleares que o governo Wagner pretende implementar, e para o PV esse debate já vem há 30 anos, não é uma coisa recente.  É um debate que estamos iniciando e nós estamos fazendo em Juazeiro, mas que tem que se  fazer em nível nacional”.

Como grande parte dos representantes do PV, Rose é contra a instalação da usina na região. “O PV já vem denunciado e explicando para a população o quão é importante nós estarmos criando uma matriz energética favorável para a população. Hoje já está comprovado que essas usinas que tem energia limpa, como a solar e a eólica  são muito mais importantes para o eco-desenvolvimento do que a usina nuclear, o próprio Urânio que é usado é finito, então é uma estrutura que é organizada de forma prejudicial, não só ao solo, mas como a agricultura e a população”, defende.

Segundo Rose a intenção do partido é promover um debate junto à sociedade que esclareça as vantagens e desvantagens de se produzir esse tipo de energia. “Nós queremos um debate para que a população tenha consciência do que significa a instalação da usina nuclear as margens do rio São Francisco. Nosso rio já tem um desgaste muito grande. Uma usina nuclear vai causar mais problemas para o rio, para o solo e para agricultura. Seria um desastre. Nós queremos debater com a população aspectos como o destino do lixo atômico, o que representa esse lixo radiativo dentro do rio, quais os riscos que ele tráz, quais são os benefícios que trará para população, o que de bom traria, quantos empregos geraria. A população não pode ser enganada, ela tem que saber o que realmente representa o desenvolvimento sustentável’, expôs.

Rose Bassuma:”PV quer conscientizar a comunidade sobre Usina Nuclear”

  1. Igor disse:

    Alguns trechos eu concordo.

    Agora comentário meu. Como é que seres humanos tão dotados de conhecimentos, fazem máquinas de aceleradores quânticos, fazem máquinas de evaporaização de umidade do ar mesmo com 2% de umidade(http://www.wired.com/science/discoveries/news/2006/10/71898), para abaster as tropas americanas no Iraque, faz estação espacial e não aproveita o que o sol tem à oferecer?

    Só para se ter uma idéia, em 1 hora de luz solar na Terra, o Sol despeja energia suficiente para abastecer TODAS as cidades do mundo por 1 ano.

    Ai me vem, algum punhado de político que fomentamente querem o voto do “besta povo” (em homenagem aos programas “bolsa”, querendo implantar uma usina nuclear capaz de produzir energia em Alto risco e com poucos benefícios em nosso estado?

    Seja qual estado for, já basta a Burrice com B, em alto tom, feita em Angra 1 e 2.

    Semana passada um Ph.D em engenharia avançada voltado para bio-engenharia criou uma empresa chamada “Bloom Energy”(http://bit.ly/aCYJoA). Ele colocou sua tese de doutorado em Prática, onde ele retira da areia energia suficiente para abaster o que for. Esse produto o “Bloom Box”, é o mesmo que a NASA irá adotar na exploração do planeta Marte em 2030 em uma operação tripulada por humanos.

    Por que Dep. Estaduais, Federais, Senadores e Governadores não vão em busca de soluções como essas para trazer energia limpa, saudável e de baixo custo?
    Se, é somente o voto que eles buscam, eu acerto até um chute de 99% com chance de acerto que isso trará votos para sua chapa.

    Fica a dica caros candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários