Doze adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Petrolina iniciaram a 15ª turma do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária. A formação, que contém 160 horas/aula, está sendo ofertada por meio de uma parceria com o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Essa iniciativa busca contribuir com a reinserção social dos jovens do sistema socioeducativo, possibilitando a atuação deles no mercado de trabalho, sobretudo em propriedades agrícolas da região.
Os encontros acontecem todas as segundas, terças e quartas-feiras, dentro da unidade de ensino, das 13h às 17h30. As aulas abrangem manejo da fruticultura irrigada, caprinos, ovinos, suínos, bovinos e aves, trabalhos em hortas orgânicas e outros conhecimentos. Com a formação, os alunos poderão atuar nas áreas de agricultura, zootecnia e agroindústria. Desde 2013, quando foi firmada, a parceria com o IF Sertão-PE já inseriu mais de 130 socioeducandos no curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária
“Os meninos estão gostando bastante do curso. Assim, eles estão tendo a oportunidade de construir e trilhar novos projetos de vida e sonhos. A parceria com a instituição só veio para somar no currículo dos jovens na área de agricultura e pecuária. Eles estão se capacitando e sendo valorizados. Isso é muito importante para nós“, disse a coordenadora geral do Case Petrolina, Nídia Alencar.