Neste domingo (07), é feriado em Pernambuco. O dia lembra a Data Magna, uma homenagem à Revolução Pernambucana de 1817. Entre comemorações estão uma solenidade cívica, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, com a presença do governador Eduardo Campos; no Cinema São Luiz haverá concerto regido pelo maestro José Renato Accioly, da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, além da participação do Coral Contracantos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Representantes da loja maçônica Grande Oriente Independente de Pernambuco farão ainda uma homenagem ao governador Eduardo Campos que receberá a Comenda e Diploma por Supremo Grande Capítulo.
DATA MAGNA DE PERNAMBUCO.
“06 de março ou Primeiro domingo de março!
O importante é lembrar dos Ideais dos heróis do movimento”
Em 6 de março de 1817, os MAÇONS juntamente com alguns Padres e intelectuais começaram uma REVOLUÇÃO em Pernambuco, mas não era uma revolução regional. Era uma revolução de toda a Colônia. Iniciava-se, concretamente e em caráter irreversível, a construção de UM PÁTRIA PARA OS BRASILEIROS.
Hoje, a História brasileira registra que a Revolução Republicana de 1817 teve MAIOR repercussão NO MUNDO que o “Grito do Ipiranga”.
A História do Brasil omitiu-se. Escrita em 1822, continua com as mesmas letras bajulatórias. Mas a História terá que ser a ressurreição dos fatos.
Por isto, a maçonaria Pernambucana em especial do Grande Oriente Independente de Pernambuco, através de suas Lojas, nos dias 2,3,4, 5, 6 e 7 deste realizaram em cada Loja, SESSÃO MAGNA PÚBLICA, exaltando este feito da MAÇONARIA. O povo precisa saber desta VERDADE: Se não fosse a Revolução Maçônica de 1817 (Chefiada por Pernambuco), nossa Independência de 1822 não teria sido em 1822. As comemorações iniciaram dia 02 de março pela Loja “TEMPLARIOS DO VALE DO SÃO FRANCISCO” em Petrolina onde foi feita um sessão Magna pública, com presença de autoridades Civis, Militares, Religiosas e Representantes de diversos segmentos da sociedade e encerradas neste domingo no Cinema São Luiz no Recife, onde o governador Eduardo Campos recepcionou o Soberano Grão Mestre do GOIPE, Antonio do Carmo Ferreira.