O leitor do Blog, Manoel Oliveira, enviou sua opinião sobre o Projeto de Lei 300/2008 que está sendo discutido na Comissão de Constituição e Justiça. O Projeto é de autoria do Senador Válter Pereira (PMDB-MS), sobre a limitação da criação dos cães que oferecem perigo à sociedade.
De acordo com Manoel, alguns cães, como os Pitbulls, oferecem riscos sociais. “Respeito os criadores de animais, mas também respeito a vida dos seres humanos, das crianças que tiveram suas vidas dizimadas, dos jovens que tiveram suas atividades físicas limitadas, dos idosos indefesos que tiveram, no fim de suas vidas, a falta de direito ao descanso, por serem atacados por alguns desses animais ferozes”, ressaltou.
Manoel sugere ainda que os criadores dos cães devem passar por um treinamento para crias seus animais. “Para portarmos ou possuirmos uma arma, precisamos de testes psicológicos, treinamento e prova de idoneidade. Do mesmo modo para conduzir um veículo. Por que não para conduzir um pitbull ou qualquer outro animal potencialmente agressivo em vias públicas?”
A proposta oficial do Projeto de Lei encontra-se no site do Senado www.senado.gov.br
Acho que tudo pode ser resumido nesta frase: Cuide de seu cão e respeite a todos! Cuide de seu cão para que ele seja saudável e para que não fuja e possa machucar alguém. Mantenha-o preso e com focinheira!! Não nos tirem o direito de ir e vir!
O seu cão pode parecer inofensivo para você mas pode não o ser para os outros. O estranhamento de um pitubull pode custar a vida de inocentes.
Constantemente vejo “malas” carregando seus pitbulls sem nenhum cuidado pelas ruas de Petrolina. Na orla isso já virou moda. Gostaria q as autoridades fizessem alguma coisa pelas crianças, mulheres grávidas e idosas q são ameaçadas direto. Cadê odireito de ir e vir do cidadão? Agora o direito é do cão?
Considero importante o Projeto de Lei do Senador e a atitude do colega blogueiro Manoel em nos enviar tal notícia do projeto, bem como é importante o espaço que Carlos Britto concedeu para que o fato fosse divulgado. Talvez a maioria dos brasileiros desconheçam o projeto. Se aprovada, tal lei irá, se aplicada, fazer com que os criadores desses animais tenham mais responsabilidade no trato e na condução pública dos mesmos. O projeto não trata apenas do pitbull, mas também de 17 outras raças consideradas potencialmente perigosas. Assim, como diz o Manoel, devemos ter responsabilidade e perícia na condução de uma arma e / ou um veículo, devemos também sermos responsáveis e peritos na condução desses animais. Vejo garotos de 12 anos conduzindo pitbulls pelas ruas de Petrolina, alguém acha que um garoto dessa idade tem força e poder de decisão suficientes para segurar um animal desses enfurecido? Um adulto não tem, imagine um garoto… Que pai entrega um animal desses a um garoto? É quase igual a entregar um carro ou uma arma… Sabemos que os proprietários desses animais vão se defender com unhas e dentes contra a aprovação do projeto, porém, antes de tudo, deve-se pensar na vida das pessoas. O Projeto 300/2008 está na Comissão de Constituição e Justiça e já tem voto da relatoria, que pediu acrescentar alguns textos ao projeto, no sentido de se deixar em aberto a quantidade de raças consideradas perigosas e não limitar apenas às 17 do texto. Os órgãos competentes, através de estudos, dirão que raças são consideradas potencialmente perigosas… Além do mais, quase todos os dias surgem cruzamentos diferentes… Lembrando: No Canadá, o pitbull foi proibido. Os remanescentes machos foram todos castrados. Entrar com pitbull no Canadá é crime. Os que ficaram não se reproduzirão mais. Quem não aderir à esterlização, terá o animal apreendido e pode até ser preso. Em países civilizados é assim, os seres humanos valem mais do que cachorros…
Santa ignorância! O Cão é reflexo dos seus donos e de sua criação, seja ele um Poodle ou Pit Bull, já que devemos castrar e amordaçar estes cães considerados “perigosos” , tanbém vamos amarras as crianças de 12 anos que matam, roubam, sequestram etcc.. As pessoas pegam fatos isolados e querem transformar na solução para as injustiças e misérias no mundo. os jornais só publicam o q lhes são convenientes, vou lhes contar uma história q aconteceu aqui em Salvador na Bahia, infelizmente não posso citar nomes: Um determinado dia o pai de duas crianças, uma de 2 anos e uma de de 5 anos saiu para ir na padaria e deixou estas duas crianças e sua Cadela Pit Bull em casa, ao voltar para casa, o pai das meninas encontrou a casa toda suja de sangue e a cadela também suja de sangue deitada na porta do quarto das meninas, a primeira reação do pai das meninas foi pegar uma arma e deu dois tiros na Cadela e a matou. Porém ao entrar no quarto das meninas a surpresa, o sangue na cadela e espalhado pela casa,na verdade era de um conhecido ladrão e estuprador do bairro onde morava que estava morto no quarto das meninas, que ao invadir os quarto das garotas foi atacado pela cadela, ou seja, a cadela pelo seu instinto protetor defendeu as garotas do que poderia se tornar uma tragédia. Até hoje o dono da cadela tem remorço do que ele fez. Então, vamos pensar um pouquinho mais e atacar a causa e não consequência. Mas, como sempre, no Brasil, principalmente a classe política se preocupa em “dar o peixe, mas, não ensinam a apescar”, talvez assim eles se promovam, sejam vistos melhor. Exemplo é que não falta, ex: Bolsas mil uma coisa, quem sabe se esta verba gasta com estas várias bolsas q existem por aí fosse investido em educação, não teriam um resultado alongo praz o melhor.. Não estou aqui para convencer as pessoas a ser contra ou a favor a esta lei q transita na câmara, porém fica aí minha opnião.