Está sob análise na Câmara do Deputados a Proposta de Emenda à Constituição 459/10, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que torna obrigatória a criação pelas prefeituras de todo o país de cursos de gestão pública para prefeitos em primeiro mandato.
De acordo com o autor do projeto, o objetivo da capacitação é apresentar as competências do cargo, as regras de funcionamento das instituições públicas e as normas orçamentárias. A Comissão de Constituição e Justiça analisará a admissibilidade da proposta. Se passar desse estágio, será examinada por comissão especial e, posteriormente, votada em dois turnos pelo plenário.
ÊITA!!!! Olha aí uma excelente idéia!!! Essa Proposta de Emenda à Constituição, a de número 459/10, deverá ser bem recebida pelo Doutor (aquele que pede para que nós o deixemos trabalhar). Afinal de contas, conquanto já reprovado nesse atual exame, ele deverá, imediatamente, fazer a pré-matrícula e concorrer a uma vaga na turma dos repetentes. Quem sabe, após um curso desse nível, ele se sinta mais à vontade para reavaliar as suas aspirações políticas, confrontando-as com a sua capacidade intelectual.