Reservatório de Sobradinho passa a operar com defluência menor

por Carlos Britto // 03 de outubro de 2019 às 13:01

Foto: arquivo/Blog do Carlos Britto

A defluência (quantidade de água liberada) do Reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, deverá sofrer uma redução. É o que informou a este Blog a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

De acordo com a Chesf, a decisão foi tomada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), na mais recente reunião de avaliação das condições da operação de reservatórios da Bacia do São Francisco, coordenada pela Agência Nacional das Águas (ANA). Na ocasião foi levantada a possibilidade de elevar a defluência do Reservatório de Xingó (AL/SE), devido “a necessidades eletro-energéticas” apresentadas a partir deste mês.

A defluência média diária de Xingó, portanto, deverá oscilar entre 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) e 950 m³/s, a depender das condições de atendimento de energia elétrica aos consumidores da região.

Já a defluência média diária de Sobradinho será até de 1.100 m³/s, a fim de manter o Reservatório de Itaparica (PE) no patamar de 30% do volume útil, sem perder de vista a meta de armazenamento de, no mínimo, 20% para o Reservatório de Sobradinho ao final do período seco. A Chesf passou a operar com a nova vazão defluente da barragem desde a última terça (1).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Reflexão muito pertinente! 👏 A falta de flexibilidade no atendimento, seja no público ou privado, realmente expõe uma grande falha…