A operação liderada pelo Ministério do Meio Ambiente, que fechou indústrias do Polo Gesseiro do Araripe, em janeiro passado, voltou a repercutir na Assembleia, na última segunda-feira (8). As empresas utilizavam madeira da caatinga extraídas ilegalmente na produção do gesso. O deputado Geraldo Coelho ( PTB) criticou a ação do Ministério, acrescentando que a retirada de madeira não vai causar a desertificação da região. Ele também questionou o fechamento de duas empresas de cerâmica localizadas em Petrolina, em operação coordenada pela instituição federal.
Na avaliação de Coelho, o foco no meio ambiente pode ser um obstáculo ao desenvolvimento sustentável. Mas o deputado também fez elogios ao Governo Federal, destacando os investimentos realizados em Pernambuco. Ele citou como exemplo a Ferrovia Transnordestina, que deve beneficiar mais de quarenta municípios.
O deputado Bringel, do PSDB, mostrou-se preocupado com o funcionamento do Polo Gesseiro. O parlamentar afirmou que as indústrias continuam fechadas, e que centenas de pais de família estão sem trabalho. Adelmo Duarte e Maviael Cavalcanti, ambos do Democratas, criticaram o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pedindo maior flexibilidade em relação à retirada de vegetação no Sertão do Araripe.
Já os deputados Pedro Eurico, do PSDB, e Ceça Ribeiro, do PSB, denunciaram a ação de maus empresários que causam danos ao meio ambiente por estarem preocupados apenas com o lucro.
Quem?
Com a chegada das eleições, chegam também os políticos sumidos que só aparecem nesta época boa, agora somente para dizer que vai lutar pelos problemas mais que só no próximo ano, após as eleições que nesse perìodo de eleições ninguém faz mais nada, mais que vai ter o prazer de lutar no próximo mandato para resolver estes problemazinho, eu garanto achar uma solução, POSSO CONTAR COM SEU VOTO AMIGO.
O Polo gera 80 mil empregos diretos e indiretos e movimenta a econômia nacional em torno de 1,2 billão por ano.. A saida e plano de manejo… Temos muitas áreas precisando ser recuperas. Temos que buscar o equiliblio atividade gesseira X preservação da caatinga…… O Grupo Votorantim levar toda a riqueza e não investe nada na recuperação da caatinga…..
esse senhor quando as ações projidicam seus aliados ele se posiciona sempre contra mesmo sem ter convicção
O CÂNCER da caatinga é a produção de carvão. estes sim são desonestos e trabalham no anonimato sem registro nenhum, é quase impossivel combatê-los. e olha que sai carretas e mais carretas de CARVÃO na região de PETROLINA.
Os ceramistas e os gesseiros devem sim contribuir para a preservação da nossa CAATINGA, mas precisam de orientações, na sua maioria são leigos, e não invadem área de niguem para desmatar, compram a lenha dos proprios agricultores, que desmatam. e se estes não venderem vão queimar (o que conhecemos como DERRIBA), provocando queimadas e MATANDO ANIMAIS.
o IBAMA deveria se inteirar mais da problematica da CAATINGA, pois somente fechando fábricas não VAI cicatrizar a ferida da CAATINGA.
Quer vergonha, esse senhor. Não precisamos de políticos assim, que não sabem o que falam, aproveitam-se do sofrimento alheio para parecer defensor de uma categoria. Ele deveria conhecer melhor o problema antes de criticar as ações necessárias do Ministério.
O ministro está com a razão. Arranje outra madeira para queimar. VAmos queimar as algarobas, já que elas são invasoras.
Certamente, o experiente deputado só faria um pronunciamento desse, de posse de um estudo de impacto ambiental da região revelando que não há riscos para o bioma caatinga com a continuidade da extração vegetal ….. respaldando a crítica que fez à insituição MA/IBAMA ! que diga-se de passagem, goza de credibilidade em todo o país com a sua política preservacionista , Marina Silva que o diga !!!. A sua seriedade frente ao órgão incomodou do presidente lula ao deputados estaduais…
Quero crer , que o discurso do nobre trator !!! ou nobre deputado ??? Tanto faz ,é assim que ele é reconhecido na região , não é mesmo ? Não tem o propósito e o cunho eleitoreiro ….
olha os coelhos tem que sumir d e petrolina nao fazem mas nada acabou a fase deles aqui acabou já erama s na s eleicoes aparessem ai .sei nao viu