Depois de emprestar seu nome à Tribuna da Casa Plínio Amorim, a ex-deputada e ex-vereadora de Petrolina, Isabel Cristina, agora será lembrada também por meio de uma Medalha de Honra ao Mérito Educacional. O Decreto Legislativo (587/18) partiu da vereadora Cristina Costa (PT) e tem por objetivo homenagear, no Dia do Professor (15 de outubro), os profissionais da área no município.
A exemplo de Isabel, a vereadora também é educadora por formação e trabalhou por 30 anos. Para marcar a entrega da honraria, a Casa realizará nesta terça-feira (15) uma sessão solene, a partir das 9h30, pela qual cada vereador entregará a Medalha Isabel Cristina a dois profissionais em educação por ele escolhido.
Como educadora e legisladora, Cristina Costa reconhece que a medalha é um incentivo e reconhecimento à categoria. “São profissionais que merecerem todo respeito. Nenhuma cidade cresce ou se desenvolve sem o papel importante que eles desempenham na formação de uma sociedade”, declarou.
A homenageada, Isabel Cristina de Oliveira, dedicou sua vida à educação. Conhecida em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) nas escolas públicas e particulares e também na Universidade de Pernambuco (UPE), Isabel lecionou em Juazeiro nos Colégios Rui Barbosa e Edson Ribeiro, e em Petrolina no Paul Harris, EMAAF, e Escola de Petrolina (na rede pública), além do antigo Motiva (rede particular). Como sindicalista fundou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), organizando os profissionais de Cabrobó a Dormentes. Ingressou na carreira política como vereadora, foi vice-prefeita e deputada estadual. Faleceu em 2016, depois de lutar contra um câncer por nove anos. Vale lembrar que Cristina Costa também idealizou a homenagem a Isabel batizando a tribuna com o nome da ex-deputada.