Artigo do leitor: “Educação brasileira é uma farsa. Caneta azul, caneta vermelha”

por Carlos Britto // 27 de outubro de 2019 às 17:59

Jair Bolsonaro. (Foto: Agência Reuters)

Neste artigo, o jornalista e professor Emanuel Andrade faz um retrato nu e cru de como a educação é tratada no país.

Boa leitura:

Acho que me faço de inocente quando não quero acreditar em certas verdades. Não que mentiras sinceras me interessem. Presenciei um casal jovem e de boa aparência no Expresso Cidadão de Petrolina tirando documentos. Não assinavam. Marido e mulher analfabetos. Assinatura foi com o dedo polegar na almofada de tinta. Questionei aos atendentes se era verdade aquilo porque me engano e penso que não existem mais nem semi e nem analfabetos. Imaginava que todo mundo saiba ler, mas pelo jeito milhares nunca disseram  a, e, i , o, u. Mesmo que não interpretem as desgraças humanas e as trapaças traiçoeiras da política, poderiam ler o básico. Mas os atendentes disseram que, diariamente, chegam cidadãos que nunca pisaram numa escola e aos montes.

Sei que esse quadro  se multiplica do Oiapoque ao Chuí.  Como faço imprensa, às vezes com engasgo  engulo as  informações propagandistas do poder público com suas estatísticas açucaradas de dados sobre resultado tal na educação como se aquilo fosse o fim do problema. Se um ou dois jovens entre cada mil conquistam título Y em algum programa, acham que descobriram a pólvora agora e comemoram com fogos de artifícios para o sorriso de gestores  se escancarar. E salpicam postagens com erros gramaticais nas redes sociais.

Ora ora, educação brasileira é uma farsa, um bolo artificial com cerejas de plástico em cima. A culpa é da Direita, Esquerda e tortos.  Estados e municípios têm verbas suficiente, acredito, para melhorar a educação mas não o fazem. Secretários de educação são bonecos manipulados com suas equipes fracas na escalada do voto pro padrinho político.  O panorama se repete:  Filhos de certos políticos até dos grotões estudam no exterior. Os pais não reclamam do custo de vida graças ao dinheiro público que absorvem.

E é sério que existem prefeitos que passaram na escola só pra botar o beabá na ordem do dia e ter o “DEploma” ou ” ” “SErtificado” ? Escolas decadentes são incontáveis e muitas ostentam nome de criaturas abomináveis como uma batizada  Costa e Silva na caatinga.  Professores não leem sequer 3 livros ao ano fora uma espiada nos didáticos. Como comprar livros se o salário mal paga as cintas ? Lembro de uma educadora que se recusou a receber jornal, pois queria que o governo desse o dinheiro da assinatura.

Passar no Enem com destaque, vejo como mérito do longevo histórico de cada aluno, não apenas da propaganda marketeira da escola pública ou privada. Governos e Ministério Público só dão as mãos quando o assunto é trágico. Nesse trajeto,  Educação brasileira é uma eterna esperança acostumada com investimentos supérfluos do faz de conta. E imagine agora com um MEC carnavalizando na UTI da zona com ministros patéticos urrando argumentos grotescos e cafonas. Sem mais, não estranho como anormal o sucesso do momento da canção “Caneta azul, azul caneta”. Se a educação brasileira não chega a todos,  analfabetismo reinará pra sempre. Um cidadão que não sabe ler e escrever, sequer assinar o nome, se torna um sujeito inexistente. Invisível. E a política pública que sonega educação é monitorada por crápulas. Caneta vermelha, vermelha caneta.

Emanuel Andrade/Jornalista e Professor

Artigo do leitor: “Educação brasileira é uma farsa. Caneta azul, caneta vermelha”

  1. Jorge disse:

    Mais tem um certo partido político o qual seu ídolo maior tá preso por roubo que fala que acabou com analfabetismo no brasil assim como diz que acabou com a fome também .

  2. Wagner disse:

    Muito bom o artigo, passaram se 8 anos, mais 16 anos e 10 meses para se chegar a está conclusão? Ou será que foram nos últimos 10 meses.

  3. Edilberto disse:

    Mas a estratégia política sempre foi essa, quanto mais ignorante, analfabeto, melhor e mais fácil de ser manipulado e doutrinado. Os nossos conterrâneos mais humildes, quando um político pilantra faz alguma coisa com benefícios reais ao contribuinte, essas pessoas menos esclarecidas, acham que foi uma fato excepcional, quando na verdade não passa de obrigação deles, que são pagos e muito bem pra cumprirem as tarefas do cargo que ocupam. Não vou citar nomes, mas conheço uma faculdade que a primeira turma de estudantes, foi só de raposas velhas da política, que entraram pela “janela”, muitos deles desprovidos de conhecimentos exigidos para a formação, apenas imposição política do poder. Ou moralizamos a maioria dos setores da nossa sociedade, não só a educação, ou o pais nunca vai progredir. O atual presidente esta tentando resgatar essa moralidade e ética. NÃO REELEJAM POLÍTICO, FICHA SUJA nas próximas eleições, a vítima será você e todos nós.

  4. Carlos Amorim disse:

    16 anos De coverno comunista destruindo a educacao iludindo o povo com estatisticas e vc veio ver isso agora? Ta atrasado em

  5. Apartidário disse:

    Infelizmente, essa é a realidade de nossa educação, e aí da existem os “analfabetos leitires”.

  6. Apartidário disse:

    * e ainda existem..

  7. Mislene Correia disse:

    Finalmente alguém escreve algo compatível com o meu pensamento. Passei muitos anos em sala de aula como educadora. Amarguei nos anos 90 um tal de CONSTRUTIVISMO que destruiu o pouco que restava.
    Sábias e reais palavras do autor do texto reproduzido pelo blog. Triste fim da escrita e da leitura.

  8. Amigo de Petrolina disse:

    Essa foto era para ser de todos os presidentes e não só do atual, mas interessante só perceber isso agora.

  9. Guilherme disse:

    O engraçado é um artigo criticando a educação brasileira e colocar a foto de Bolsonaro ignorando o PT, que transformou o Brasil em uma nação de analfabetos. Quero dizer ao cidadão autor do artigo que educação começa com honestidade intelectual. E O LULA CONTINUA PRESO, BABACA!!!!

    1. Defensor da liberdade disse:

      Tem 3 anos que o PT não está mais no poder, hora de parar de ficar olhando no retrovisor. O atual governo até agora não apresentou nada de útil para a educação, senão guerra ideológica que em nada irá mudar o aprendizado dos alunos.

      1. carlos alberto santos matias disse:

        Guerra ideológica quem pratica com uma força tremenda são vocês alienados políticos que não conseguem ver no que o PT transformou a educação brasileira. 3 anos? 10 meses é a resposta. Nada de útil? No dia em que você parar de ler CARTA CAPITAL talvez vc veja o que ta diante dos seus olhos, cegos, mas atento para que o governo atual dê errado. Acorda, amigão

        1. Defensor da liberdade disse:

          Quando os melhores resultados do ENEM não pertencerem somente às escolas particulares, aí você me chama para conversar…

  10. RODRIGO BARROS DOS SANTOS disse:

    a culpa não é só de esse ou outro governo e sim do povo. muitos tem a oportunidade e não dão valor ou não querem ter trabalho de estudar. o interesse vai de cada um independente da idade

  11. Dom disse:

    Muito boa a reflexão. Esse é um dos grandes problemas da Educação, a politicagem por trás, seja azul ou vermelha, ainda assim acho que a caneta vermelha, nesse sentido, seja melhor.

  12. Marcos disse:

    o numero de escolas aumentou muito, não ha restrição de matricula, não sabe ler e escrever quem não quer, minha mãe caminhava a pé 8 km na ida e mais 8 km na volta,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários