Coluna do Blog

por Carlos Britto // 27 de dezembro de 2019 às 07:01

Foto: Ascom PMP/divulgação

Petrolina sem água: Um rio que corre e uma incompetência que nos faz corar de vergonha

Mais uma vez a Petrolina que enxerga o rio de suas casas não vê a água descer pelas torneiras. A Compesa nunca prestou um bom serviço à cidade, mas agora conseguiu a proeza de piorar. E piorar muito.

Não há qualquer justificativa para que comunidades inteiras passem três, quatro ou até mais dias sem água. É muita incompetência para quem pega o produto que vende, sua matéria prima inteiramente grátis e nem consiga entregar ao consumidor.

Se não há justificativa também não existe qualquer ação política que se rebele e defenda o povo, que sofre demais e sangra à míngua pela falta do precioso líquido e falta de ações efetivas. Falo de ações sérias, definitivas e não pirotecnia sem sentido.

Apenas o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) notificou, na manhã desta quinta-feira (26), a Compesa devido ao registro da interrupção de abastecimento d’água em quase 60 bairros de Petrolina, sem a comunicação prévia. A multa poderá chegar a mais de R$ 2 milhões.

Não se viu ainda qualquer movimentação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que deveria ser o guardião dos direitos do cidadão. Esse está mudo.

Por todos os bairros da cidade se registram postos de saúde, hospitais, escolas, farmácias, velhinhos e bebês sem água para suas necessidades essenciais. Até para, apenas, beber.

Será que chegamos ao absurdo de achar que essa situação é normal? Que acreditemos que esse absurdo se dá por birra política ou interesses financeiros em detrimento de um povo que clama?

Petrolina merece mais respeito. Ou que a população se mobilize, pois quem deveria resolver, gritar por nós, se movimentar, está calado assistindo ao inferno que vivemos aqui embaixo.

Estímulo a mais

Depois do que se viu nesta semana em relação ao abastecimento d’água em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (MDB) deve estar mais estimulado ainda para retomar os serviços de abastecimento e esgotamento das mãos da Compesa. A tarefa, no entanto, parece mais complicada do que parece. O antecessor dele, Julio Lossio (PSD), também tentou e não conseguiu.

Encontro com Mourão

Líder do Governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB) reuniu-se ontem (26) com o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão. “Importante articular questões essenciais para fortalecer ainda mais nosso país em 2020”, destacou.

O novo estilo do PSOL?

O PSOL de Petrolina parece ter mudado de estilo. Por enquanto a legenda se articula nos bastidores (e só por lá mesmo) sobre as estratégias para disputar a prefeitura em 2020. Para a mídia, por enquanto, nenhuma palavra.

Coluna do Blog

  1. Amigo de Petrolina disse:

    Cadê Lucas Ramos, Gonzaga Patriota e outros …

    1. Débora disse:

      O vencimento do boleto em janeiro também virá com 4 dias de carência? Aqui na Cohab 2/Areia Branca, o que está saindo na torneira do jardim é vergonhoso! A base de baldes pra tudo depois desses dias, nem a louça do almoço de Natal consegui terminar de lavar porque era demais, a coluna não aguentou! Humilhante!

  2. Natan disse:

    CARLOS BRITO CHEGOU ÁGUA EM VÁRIOS BAIRROS, EXCETO NO PEDRA LINDA

  3. professor disse:

    Acho que isso ocasiona quebra de contrato e, por conseguinte, a PMP poderia solicitar uma nova empresa para gerir as águas na cidade.r

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários