O momento político e suas reflexões

por Carlos Britto // 13 de março de 2010 às 07:28

A desistência de Guilherme Coelho abre lacunas profundas e merece reflexões cuidadosas. As conseqüências desse gesto podem mudar o cenário e o mapa político de Petrolina e do Sertão.

Senão vejamos:

Com Guilherme fora do páreo, Júlio Lóssio passa a não ter, no momento, nenhum candidato em quem votar nas próximas eleições face às indefinições de presidente, governador, senadores e deputados.

O DEM fica sem palanque em Petrolina e até a visita a Oswaldo Coelho passaria agora a ser, muito mais respeitosa, pela história, do que importante para um palanque político. Sem falar que o partido perde um puxador de votos.

-O grupo de Oswaldo Coelho fica ainda mais fragilizado e poderá perder os poucos aliados que ainda lhe restam.

-Na entrevista coletiva (onde fez o anuncio de sua desistência) Guilherme estava praticamente só. Apenas assessores mais próximos e Josimara de Dormentes, com o seu marido vereador Fernando, estiveram ao seu lado.

 Nem os vereadores, nem o prefeito que ajudou a eleger apareceram para apoiá-lo. Para um abraço.

 E dizer que, mesmo se foi por vontade própria, um revés político não magoe um homem que respira política como Guilherme é não entender do oficio.

-E talvez o fato mais grave: expõe, para esse grupo político, a total falta de sintonia e projeto futuro. Na política pior do que perder é não ter expectativa de uma vitória, de um futuro.

-Um pecado o grupo de Oswaldo Coelho tem que pagar: Foi fraco e inabilidoso para manter os apoios e atrair novos aliados.

E é difícil ver um grupo que já mostrou tanta força sucumbir tão melancolicamente.

O momento político e suas reflexões

  1. Ivan disse:

    Nenhum político tem vocação para suicídio, Guilherme Coelho (DEM) mandou fazer umas pesquisas e foi para a ponta do lápis, conclusão: viu que teria menos os votos do que Osvaldo Coelho teve em 2006 para federal, assim sendo, não viu horizontes para uma possível vitória. O argumento de Guilherme Coelho (DEM) – que não tem tempo para administrar a política com a vida empresarial – não é convincente, mesmo há décadas (60 anos) que os “Coelhos” sempre foram políticos e empresários. Pior para Júlio Lóssio, pelo menos por enquanto ficou órfão de candidatos, não tem candidato a presidente e nem a governador (Serra e Jarbas ainda não se pronunciaram e o PMDB tende a apoiar Dilama), não tem candidato a senador (o PMDB não tem candidatos ao senado) e agora não tem candidato a dep. Federal. Restou Domingos Sávio (PSDB) para Estadual, mas até agora nunca houve uma declaração explícita de apoio por parte do Prefeito de Petrolina e o almoço com Odacy e Marcelo deixou margem para muitas indagações. Júlio Lóssio encontra-se cada dia mais sozinho na seara política e isso não é bom.

  2. CHICO SILVA disse:

    É LAMENTAVEL, VER O SUICÌDIO
    POLITÌCO DE GUILHERME, PÒIS COM
    À SUA DESISTÊNCIA , PRA DEP. FEDERAL,
    PODE -SE FAZER O SEU SEPULTAMENTO
    POLITÌCO, È TRISTE VER O DR. OSVALDO
    COELHO, NÂO DEIXAR UM SUCESSOR,
    NA POLITÌCA !!!!!!!!!
    PETROLINA LAMENTA!!!!!!!.

  3. Terra dos Impossiveis disse:

    Me lembro de uma campanha publicitária que o tribunal eleitoral fez, intitulada ,”VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUENCIA ! ”

    Vejo os mais de 70.000 eleitores que elejeram esse prefeito e por “tabela” toda a população de Petrolina. “SAPATEANDO” por longos 4 anos.

    Mas que bom que já se passou um, e já estamos praticamente na metade do terceiro mes do segundo ano., faltam só 2 anos, 9 meses e 17 dias. – SAPATEANDO.

  4. Terra dos Impossiveis disse:

    Pra quem quiser se ver o video e pensar bem , quando for escolher o seu candidato, pra Presidente, Governador, Senador, Dep. Federal e Estadual, e em breve, espero, Prefeito e Vereadores.

    http://www.youtube.com/watch?v=h17ljd4Iavg

  5. edvaldo. disse:

    Vi o video do youtube, e isso tem tudo a ver com petrolina, quem não viu veja, esse video é muito interessante, faça alguma coisa prefeito, a cidade ta um caos.

  6. Fabiano disse:

    E agora??
    Vem ai capitão Nascimento (TROPA DE ELITE), vai pedir pro prefeito sair..
    PEDE PRA SAIR!!. PEDE PRA SAIR!!!

  7. Igor disse:

    Tudo na vida existe:

    Início

    Meio

    Fim

    Não vale só para os coelhos, mais para qualquer pessoa ou grupo político.

  8. Corisco disse:

    É Guilherme, realmente o Senhor decepcionou muitos de seus eleitores. e o que diz Dr. Osvaldo?

  9. Roberto Guedes disse:

    O suícidio político dos Coelhos começou quando eles deixaram de apoiar Gonzaga Patriota para apoiar o Doutor Prefeitinho por “debaixo dos panos”. Agora que Júlio Lóssio, o prefeito da saúde, assinou seu “atestado de óbito político” ao entregar os dois hospitais de Petrolina ao governo do Estado os Coelhos perceberam o tamanho da burrice que cometeram ao deixar de apoiar um candidato que era o preferido do governador para apoiar um “militante sem causa”. Se Gonzaga estivesse eleito com toda certeza mais recursos viriam para a saúde de Petrolina (ninguém ajuda inimigo… muito menos na poítica) e a saúde andando bem com toda a certeza o candidato que o prefeito apoiasse teria uma boa votação.
    Mas pelo cenário atual de Petrolina ninguém quer vincular seu nome e imagem a do prefeito Júlio Lóssio… nem mesmo Josélia Maria, que era assessora de imprensa da saúde pediu para ser transferida para outra secretaria, pois ela ficou com medo de nenhum deputado querê-la como cabo eleitoral devido seu vinculo com Júlio e a área de saúde.

  10. arruma a mala aê................. disse:

    SE APROXIMA A ERA CAVALCANTI…..QUEM VIVER VERÁ………..

  11. Arruma a mala aê............ disse:

    FALA serio……ESSA HISTORIA DE COMPROMISSOS EMPRESSARIAIS NAO COLA……..
    GUILHERME JÁ CORREU AGORA SÓ FALTA MARCELO …….
    PESSOAL E VAI SER LOGO……POIS ELE JA CORREU DA EPTTC….JA CORREU DE AFRANIO….
    VAMOS VER ATÉ ONDE ELE VAI…..KKKKKKKKKKKKKKKK(FUJÃO)

  12. Mario Silva disse:

    O ocaso dos Coelhos liderados por Dr. Osvaldo já era esperado porque não havia outros herdeiros, apenas o Sr. Guilherme Coelho. O segundo governo do Sr. Guilherme foi um desastre para Petrolina e que agora se repete com um grau maior pelo prefeito que o grupo apoiou. Desde o momento em que Dr. Osvaldo não aprovou a entrada da Sra. Patricia Coelho como vice do Dr. Júlio em 2008, que a era dos Coelhos de cá estava no fim. O novo líder dos Coelhos é o secretário Fernando Bezerra que tem prestígio e dinheiro para manter o clã no poder. Saia ou não candidato ao Senado, FBC continuará com o mesmo prestígio e bem situado no novo governo de Eduardo Campos, se eleito. O deputado Fernando Filho com certeza tem sua reeileição garantida porque já se distanciou do prefeito de Petrolina e aderiu a onda PSB/PT. O Sr. Guilherme Coelho cometeu pecados imperdoáveis junto a administração da prefeitura, indicou o que havia de pior para participar da nova gestão. Gente incompetente e sem experiência política como secretaria de educação, secretaria de desenvolvimento rural, secretaria de obras, assessoria do prefeito e assim vai. Gente sem nenhuma presença. O prefeito perdeu-se completamente pois não tem força nem porte para comandar. Sapateia (como no vídeo) diante da mais simples dificuldade. A desculpa do Sr. Guilherme de que não se concilia política com atividade profissional é balela. Quantos empresários brasileiros são polítcos? muitos. O que houve na realidade foi um completo descrédito dos Coelhos por conta da péssima administração do Dr. Júlio. Essa conta não tem valor definido mas um dia deverá ser cobrada do doutor. Ninguem deixa barato perder um patrimônio político construido ao longo de mais de 50 anos. A forma caricaturesca como o doutor se comporta, abraçando e beijando pessoas não condiz com o dogma de fazer política séria. Com as suas ações pitrotécnicas e sem nenhum efeito positivo, desgastou todo um legado politico doado pelo Dr. Osvaldo. O mais sensato agora seria o prefeito alegar motivos pessoais (como o Sr. guilherme) e pedir o boné. Essa é uma atitude séria de pessoa com caráter. Se continuar será visto pela população como um palhaço contando piadas sem graça.

  13. Oscar Ayo disse:

    Não vejo essa desistência com surpresa. O GC não é bem visto por grande parte do povo de Petrolina. Diferentemente do pai dele, ele não gosta de gente, gente simples com fedor de suvaco e de suor. O negócio de GC é beber uisque com pessoas da society, frequentar o Iate club, estar nos restaurantes finos de Salvador e na sua mansão do Recife. Esse negócio de interior, de gente pobre e necessitada não é a praia dele.

  14. barbosa disse:

    Petrolina não pode ser ingrata por quem fez tudo por essa terra.A familia COELHO tem que ser sempre enaltecida e respeitada por tudo que representou e pode representar pra essa terra.Sou filho de petrolina e tenho o maior orgulho de dizer que sempre estive do lado de todos da familia COELHO.Foi entregar a PMP a um forasteiro tá dando no que tá.Nem uma operação tapa buraco esse prefeito tem competencia pra fazer imagine o resto.

  15. Paulo disse:

    Guilherme tem o direito de escolher o que é melhor para ele, agora sendo candidato não teria dúvida que seria a melhor opção para Petrolina, perdemos muito com isso, mas temos que respeitar sua decisão, não abro mão em hipótese alguma, voto no grupo Guilherme e o prefeito.

  16. BEM ATENTO disse:

    Melancolólica é a herança que Dr. OC nos legou: o doutor prefeito, o prefeito da saúde, o que vai cuidar das pessoas, o que tem as pessoas em primeiro lugar… melancólico é andar por nossa cidade, antes tão pujante, agora um caos. Guilherme Coelho já vai tarde! Pena que não possa levar o doutor que o povo tanto deixa trabalhar, mas que não tem competência para o trabalho!

  17. fala muito. FAZ POUCO disse:

    A prefeitura tampou um buraco de dois metros, na pista que liga o rio corrente e a cohab seis. E COLOCOU DUAS GRANDES PLACAS DE PROPAGANDA DISENDO QUE É UMA NOVA RUA . POR ISSO QUE NINGUÊM MAS ACREDITA EM CONVERSA QUE VENHA DA PREFEITURA! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. Pé no chão disse:

    Seria muito bom que tivéssemos todos a mesma estabilidade de sentimento que tem um torcedor de time de futebol. Perdendo ou ganhando ele não muda de time. Acontece que o jogo partidário tem objetivos diferentes do que acontece no futebol. Na política você precisa sobreviver na arte de realizar o melhor para todos. Se seu partido não lhe permite isto, você luta com ele para soerguê-lo na capacidade de fazer o bem comum. Mas se este partido tende a sucunbir, você não deve sucumbir com ele.
    Numa sociedade onde o partido é quem age e a estrela é sempre o partido e não um membro ou outro, a situação é diferente. Pode-se pensar em fidelidade partidária, porque os partidos é quem devem ser fortes. Lá tudo o que se faz de bom ou de ruim foi o partido. Aqui cada um quer aparecer como sendo o bom, o realizador, em detrimento do partido. O bem feito fui eu e o ruim, mesmo que tenha sido eu, procuro jogar pra outro ou encobrir do conhecimento público.
    Dr. Osvaldo viveu uma vida estampando fidelidade partidária numa estrutura partidária frágil do salve-se quem for melhor. O PFL virou DEM e nada fez fortalecer o partido. Virou uma canoa furada, ou sabe mudar de barco em tempo ou desaparecerá do cenário político. Fernando saiu logo cedo e se firmou e tem futuro. Geraldo demorou, mas poderá ganhar sobrevida de mais um mandato. Ciro saiu tarde, mas como é novo, pode mais tarde se recuperar em patamar muito modesto. Guilherme, por uma questão de conveniência própria resolveu esvaziar o balão frágil antes de subir para piores conseqüências. Certo ele.
    Dr. Osvaldo, como fez muito, ficará apreciando sua própria história e recebendo o olhar respeitoso dos seus conterrâneos.

  19. Dioginis disse:

    O crepuscúlo dos DEUSES… Antes tarde do que nunca. Guilherme faz a sua retirada estratégica e pertinente.nao vejo nada demais nisso. estao fazendo muito drama de uma situaçao que é nada mais que articulaçao, afinal politica é como um jogo de xadrez, vejam por esse ponto sem especulacoes ou paixoes a legendas apenas acho que ele deve saber onde deve lhe caber. o resto … apenas arroubos prematuros dos piolhos de politica.

  20. galdino neto disse:

    Expresso um grande respeito pelo cidadão Osvaldo Coelho, por sua contribuição para o desenvolvimento de nossa cidade. Porém, gostaria de externar uma opinião pessoal acerca da política aqui no Brasil. Quando o Presidente Lula foi eleito, ele atraiu uma legião de admiradores, erm especial os das classes mais carentes, que são maioria no país. Como todo administrador, fez a sua escolha: A de atender as demandas dos mais pobres. Na política, é preciso fazer uma escolha, uma prioridade. Tem que se governar para todos, mas é preciso priorizar certos segmentos sociais. Essa popularidade de Lula, ofuscou as suas oposições. O político que vai na mídia, nos palanques e critica o presidente, imediatamente é rechaçado pelas massas. Não adianta a Revista Veja bater de um lado, a Globo de outro, a Isto É do outro canto, que o povo quer é feijão com arroz no prato e o nome assinado na Carteira de Trabalho e não ouvir campanhas televisivas contra o operário presidente. Concordo com a postura de Osvaldo Coelho, fiel a seus princípios, ao seu partido, à sua história, isso é digno de admiração. Porém, com a subida da chamada esquerda ao poder, a sociedade começou a ter algum esclarecimento do papel que cada ideologia partidária tem na sociedade. E começou a repudiar o DEM e o PSDB. Fora de alguns grupos minoritários, diga-se de passagem, as elites econômicas, a chamada direita no Brasil perdeu suporte do povo em geral. E os programas de governo do DEM/PSDB não são programas populares. Eles orbitam ao redor dessas elites econômicas. Repito: Por mais que digam que o Governo Lula é populista, é assistencialista, não vão mudar a vontade das pessoas, por quê o povo é muito prático quando a necessidade fala mais alto. O Presidente tem quase 80% de aprovação. Isso não existe em nenhum outro país democrático do mundo. Tem a admiração da comunidade internacional, a ONU se cala para ouvi-lo, por onde passa, uma multidão o segue, todos querem tocá-lo, senti-lo, ouvi-lo. beijá-lo… Lula é um fenômeno na política. Não tem lá essa escolaridade toda, mas tem um carisma de fazer inveja. E o mais importante: Fala a língua do povo. A sua maneira de falar, sem tecnicismo, sem o falar rebuscado, característico dos políticos com excesso de intelectualidade, atinge em cheio o coração do povão. A sua escolha de se esforçar pelos mais pobres, de preservar a coisa pública em detrimento da gana privada, o seu esforço em ressucistar a máquina pública ( O Brasil estava quase todo terceirizado), através da meritocracia ( Foi o Governo que mais fez concursos públicos no país), o reaparelhamento das instituições, a oportunidade de pobres estudarem em universidades (ProUni), a interiorização do ensino (Hoje Floresta-PE tem uma escola técnica e Serra Talhada uma universidade federal), a sua espontaneidade, característica do brasileiro comum, o tem tornado uma pessoa respeitada por aqueles que mais precisam de um pai no poder. Quem vai as ruas percebe o quanto o povo brasileiro tem um grande carinho por esse presidente. Na sua despedida do poder, muitos vão chorar, é como um pai que precisa ir embora e ter de deixar seus filhos. Uma senhora, lavadeira, cujo filho é beneficiário do ProUni, concluindo medicina, derrama-se em lágrimas ao saber que o mandato do Presidente acaba este ano e pergunta-se: O que será do meu país sem este homem???
    Todas essas atribuições do presidente ofuscou a luz dos outros partidos de oposição. Nem a toda poderosa imprensa consegue abatê-lo, por mais que ela o fuzile com as mais vis acusações. O povo hoje sabe a que grupos a grande mídia apoia. E são grupos que não estão do lado do povo. Já disse Mino Carta, editor da revista Carta Capital: “O que eles querem é uma democracia sem povo.” E Lula tornou muito difícil a sobrevivência política dos grupos que se opõem a ele. O efeito esquerda se espalhou por toda a América Latina. Só a Colômbia e o Chile têm governos de direita. O México elegeu um de direita com uma diferença apertada. Os Estados Unidos elegeram um negro, pela primeira vez. Pela primeira vez também, o Brasil pode eleger uma mulher. O povo hoje está votando no “povo”. A única maneira de esses partidos que se opõem ao presidente ganharem uma chance de chegar lá, é mudar seus programas. O bom senso adverte: Falar mal de Lula em público é prejudicial à saúde política. Lembre-se que ele tem 76% de aprovação. Dilma já encostou em Serra. E parece que Lula tem uma blindagem espelhada: Quanto mais se bate nele, mais reflexos tem contra o batedor. Eis a minha explicação acerca da falência dos partidos de oposição ao presidente, em especial aqui no Nordeste.

  21. OBSERVADOR disse:

    Parabéns! Galdino Neto, a análise política realizada pelo Senhor nos enche de orgulho e confiança. É muito gratificante saber que um petrolinense (filho legitimo ou adotado, não sei) tem tanta capacidade e lucidez para produzir uma avaliação tão sensata da conjuntura política que ora a sociedade contemporânea atravessa. O seu discurso merece divulgação.

  22. Francisco disse:

    Galdino neto,parabens pelo seu comentário, ele expressa muito bem o que vem ocorrendo na era Lula e os motivos da extinção do partido dos coronéis nordestinos.DEM já vai tarde!

  23. REALIDADE disse:

    Vamos deixar de tanta demagogia caro galdino neto,ele Lula estar saiando bilhonario ,,esqueceu de falar que os maiores escandalos ” PT” da riqueza dos seus familiares,dos seus coligados o mal do povo é esquecer os fatos negativos e se lembrar de uma esmola que é dado todo mês temos que dar a vara pra pescar e não o peixe ,como você escreveu ele vai sair e não tem dois LULAS no mundo,graças a DEus,

  24. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    GALDINO NETO VOCÊ ESQUECEU DE DIZER QUE O PATIDO DO SEU PRESIDENTE TÁ COM O PÉ NA COVA, IGUAL AO DEM.VEJA OS NUMEROS NEGATIVOS DOS ULTIMOS PLEITOS. E BABE MENOS QUE LULA NÃO É ESSA COISA TODA QUE VOCÊ DIZ.

    QUERER PASSA POR CIMA DE UM ORGÃO FISCALIZADOR OU TÁ QUERENDO PASSA A MÃO NA MASSA OU É INCOMPETENCIA.

    O ENVOLVIMENTO DO PT E DO LULA COM FIDEL E HUGO CHAVES NÃO É MUITO POSSITIVO PARA UMA DEMOCRACIA.

    UMA PERGUNTA, QUERO VER VOCÊ FAZER A DILMA GUERRILHEIRA GANHAR.???????HÁHÁHÁHÁHA

  25. Joãozinho trinta disse:

    Uma verdade vale mais que mil mentiras. Quem fez univesidades por este brasilzão a fora, foi lula ou FHC? FHC priorizou o crescimento área privada no seu governo. Lula é o grande estadista.
    Quem ficou com quem, agora paga o preço. Agora é a hora da balança. Quem tá com Lula alavanca. Quem tá sem lula para o preço, com riscos de nem entrar para a história. E vc eleitor tá com quem?

  26. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    SÓ SE FOR PARA HISTORIA DE PANFLETOS DE QUINTA CATEGORIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários