Com 42 escolas e quase 19 mil estudantes, a GRE Sertão Alto Pajeú iniciou o ano criando estratégias e alinhando ações para fortalecer o desempenho da regional nos indicadores educacionais. De acordo com a nova gestora da GRE, Maria do Socorro, elevar a proficiência das escolas e aumentar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) são prioridades.
“Uma das estratégias para superar esses desafios é fortalecendo a parceria entre estado e município, através de formação continuada e monitoramento de resultado de alfabetização e aprendizagem no ensino fundamental. Além disso, pretendemos ampliar o trabalho de conclusão de curso trazendo para o ensino médio e propor a formação continuada para a rede municipal junto aos coordenadores pedagógicos para que eles possam disseminar isso nas redes deles e a gente poder receber estudantes no ensino médio com condições melhores de aprendizagem“, destacou Socorro.
A Secretaria de Educação e Esportes do Estado empossou os profissionais que irão estar à frente das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado pelos próximos anos. Das 16 GREs, 11 tiveram seus gestores reconduzidos ao cargo por terem obtido as maiores pontuações na seleção e cinco – Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Mata Centro, Sertão do Moxotó-Ipanema e Sertão do Alto Pajeú – estão sob nova gestão.