Coluna do Blog

por Carlos Britto // 22 de janeiro de 2020 às 07:06

Foto: Divulgação

Ato impugnado

Em Araripina (PE), Sertão do Araripe, uma notícia caiu como uma bomba na cidade. Segundo o site Casa das Abelhas, o médico Aluízio Coelho (PSC), que foi candidato nas duas últimas eleições, teve sua prestação de contas rejeitada na eleição que disputou para deputado estadual em 2018.

O site assegura que o julgamento teve um resultado unânime pela rejeição, através da decisão dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Conforme a certidão de trânsito em Julgado expedida pelo próprio Tribunal Eleitoral em dezembro de 2019 Dr.Aluizio não recorreu e perdeu o prazo para o recurso.

Segundo o voto do relator, desembargador Delmiro Campos, Aluízio Coelho, teve despesas não registradas na prestação de contas, detectadas por meio de confronto com notas fiscais eletrônicas de gastos eleitorais realizadas com o aplicativo Facebook.

A decisão diz que Dr.Aluizio limitou-se apenas a negar a autoria da contratação. Em seu voto, o desembargador informa: “as referidas notas fiscais eletrônicas foram juntadas aos autos, e nelas verifica-se que o tomador de Serviços foi a pessoa jurídica do candidato“.

Outro item julgado irregular foi o fato de Dr.Aluízio ter informado que utilizou como recursos próprios estimados em dinheiro o uso de um veículo. Ocorre que esse veículo não constava de sua declaração de bens entregues à Justiça Eleitoral, quando de seu pedido de registro de candidatura, indicando possível omissão de bens e abuso de poder econômico, o que ainda pode render uma investigação pelo Ministério Público Eleitoral.

O TRE-PE identificou ainda que foram descumpridos os prazos de entrega dos relatórios financeiros; foram realizados gastos e doações eleitorais em data anterior à data inicial de entrega da prestação de contas parcial; e emitido recibo eleitoral após a entrega da prestação de contas final.

Maus Bocados

O vereador de Petrolina, Gaturiano Cigano,  passou maus bocados no último domino. Com fortes dores, chegou a ser internado com suspeita de uma crise de cálculo renal. Nas mídias sociais ele comentou o caso: “Hoje tive um ataque crônico de cálculo renal. Nada que boas pessoas ao lado não pudessem sempre ajudar! Logo estarei de pé e de volta ao trabalho!”.

É maior que lá

A nova estrutura do São João de Petrolina vai custar R$ 2,8 milhões para ficar pronta em quatro meses. Apesar das críticas sobre o tamanho do local do evento, a prefeitura sustenta que o local terá 60 mil metros quadrados e será cerca de 30% maior do que o espaço que o Ana das Carrancas.

Mais homens

Os novos policiais anunciados pelo Governo de Pernambuco começam a atuar na próxima semana. A expectativa é que não tardem a chegar ao Sertão, que também receberá novos soldados. Já não era sem tempo.

O teste do presidente

Ainda sem um partido para chamar de seu nas eleições deste ano, o presidente Jair Bolsonaro vai começar a testar sua popularidade eleitoral e poder de transferir votos. Em Pernambuco já tem gente apontando adversários como “amigos do presidente”. Se vai resultar em queimação ou perda de votos, ainda é uma incógnita.

Queijaria certificada

A Casa do Queijo de Cabra da Nia foi o primeiro empreendimento de Casa Nova a ser certificado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), implantado recentemente, no município. A cerimônia de certificação aconteceu no último sábado (18), no Sítio Terra Seca, onde está localizada a queijaria, e contou com a participação de diversas lideranças locais, de equipe da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido, de organizações como o Serviço de Assistência Socioambiental Campo e Cidade (Sajuc) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários