Entre o plenário e a campanha
Acabou o recesso. E os vereadores voltaram ao trabalho. Ao menos o trabalho nas sessões ordinárias nas casas legislativas. Muitos gabinetes, nesses meses em que as sessões não aconteciam, permaneceram abertos normalmente.
Em ano eleitoral não dá para brincar. Cada atendimento, favor e aperto de mão é um ponto positivo e pode resultar em votos, cada vez mais difíceis e disputados nos dias e hoje.
“Para mim pouco mudou, só às sessões não aconteciam. Meu gabinete ficou aberto o tempo todo. Abriu nos mesmos horários com o meu pessoal trabalhando e eu atendendo aqui também. A rotina continuou”, disse o vereador de Petrolina Ronaldo Cancão (PTB).
Outro ponto a ser observado, nessa volta dos trabalhos legislativos, será a postura dos vereadores. Com o fim das coligações na proporcional, vai ser um ‘salve-se quem puder’ e não será estranho se um vereador que era duro em um dos lados, arrefecer e até pender para o lado contrário.
O clima eleitoral vai se acirrar também nos debates. Com a proximidade do pleito eleitoral os lados vão trabalhar para o desgaste dos adversários e isso fará, como toda certeza, que a temperatura suba e os embates acalorados fiquem ainda mais quentes. Vai ter gente à flor da pele, afinal o cobertor é curto e a cama é estreita. E feio é não ganhar a eleição.
Fiscal de Moro
O senador Humberto Costa (PT-PE) continua atento aos movimentos do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Ele declarou, nesta quarta-feira (5), que o ex-juiz está muito mais preocupado em usar o seu poder para salvar o presidente e pessoas ligadas a ele de denúncias do que em trabalhar pelo país. O senador criticou, também, o comportamento de colegas no Senado que ainda defendem o ministro.
Mais água
O prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim visitou o presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) Antônio Matos. Juntos assinaram um convênio para extensão de rede de abastecimento d’água no Distrito de Pinhões. A parceria vai possibilitar a colocação de 7.700 metros de tubulação, levando água da comunidade de Lagoa do Boi para as localidades de Juvenal e Campo Grande. A obra vai beneficiar 23 famílias com água tratada, do Rio São Francisco.
Números da chuva
O IPA informou que o município de Itapetim foi o que mais recebeu volume de chuvas em Pernambuco: 328 mm entre os dias 1º de janeiro e 3 de fevereiro. A menor precipitação, até agora, foi em Flores, com 113mm.
É fake
A onda de fake news não para. Até a Prefeitura de Petrolina teve que esclarecer que é falsa a informação que está circulando nas redes sociais sobre inscrições em um suposto benefício que vai conceder R$ 350 para compra de materiais escolares para beneficiários do Bolsa Família. De acordo com o Ministério da Cidadania, existe um Projeto de Lei em tramitação na Câmara de Deputados que prevê repasse de recursos para aquisição de materiais escolares, entretanto ele ainda não foi aprovado.