Governo Federal prorroga permanência do Exército no Ceará para reforçar a segurança

por Carlos Britto // 29 de fevereiro de 2020 às 13:15

Foto: Antonio Cruz/AgBr

Na sexta-feira (28) o presidente Jair Bolsonaro prorrogou por mais oito dias a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), autorizando o emprego das Forças Armadas e da Força Nacional para reforçar a segurança do Ceará.

Na quarta-feira (25) o governador Camilo Santana (PT), solicitou ao governo federal a prorrogação da GLO em território cearense, já que o motim dos policiais militares persiste há dez dias no Estado. Mas no dia anterior, durante sua live semanal, o presidente sinalizou que não prorrogaria o decreto que autoriza o emprego da Força Nacional, que venceu na sexta-feira.

“A GLO no Ceará vence amanhã [sexta], os oito dias da GLO e a gente espera que o governador resolva esse problema da PM do Ceará e bote um ponto final nessa questão porque GLO não é para ficar eternamente atendendo um ou mais governadores. GLO é uma questão emergencial”, disse. Após a fala, governadores da Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro e Piauí cogitaram enviar forças de segurança de seus Estados para o Ceará.

Mas segundo integrantes do governo a renovação da GLO nunca foi descartada e que a fala do presidente, na quinta, era apenas uma pressão para que os governadores apoiem o projeto de excludente de ilicitude, que enfrenta dificuldades no Congresso e foi uma promessa de campanha de Bolsonaro. (Fonte: Folha de PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários