Um novo curso de medicina para a Facape
A Facape acaba de dar mais um passo na tentativa de trazer para sua grade o curso de medicina. Com esse objetivo o presidente da Facape, Professor Antônio Habib e o reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Professor Marcos Sidnei Bassi, assinaram em São Caetano do Sul – SP, um protocolo de intenções como início de uma parceria entre as instituições.
O objetivo é realizar projetos e atividades comuns voltadas para a qualificação profissional dos alunos, professores e técnicos na área de formação em saúde, já que a Facape está pleiteando junto ao Conselho Estadual de Educação o curso de medicina para a faculdade.
Além disso, a USCS irá proporcionar formação didático-pedagógica aos docentes, dando acesso aos programas de qualificação e atualização de conhecimentos. A USCS ministrará aos discentes os cursos de Formação de Tutores em Metodologias Ativas, Construção de Problemas, Avaliação de Desempenho e Feedback em Grupos Tutoriais, Preceptoria Clínica, Construção de Questões.
Além da capacitação em ações de integração ensino e serviço, como o SUS escola – programa que integra a instituição de ensino com preceptores da atenção primária à saúde.
Em contrapartida, a Facape também se compromete a compartilhar espaços de estudo, instalações e equipamentos que proporcionem as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural.
O Presidente da Facape Antonio Habib, celebrou a parceria estabelecida com a USCS por se tratar de uma universidade de destaque no estado de São Paulo, com excelentes resultados na aprovação de residência médica.
Professor Habib disse que a Facape está transcendendo as barreiras dos estados e que esse protocolo é um avanço para a implementação de cursos da área de saúde. Ele acredita ainda que a aproximação fortalece ainda mais as instituições para que o projeto com o curso de medicina avance para a Facape.
Processo seletivo
A Prefeitura de Juazeiro publicou no Diário Oficial o resultado dos recursos para o processo seletivo para residência de Medicina da Família e Comunidade. Na última sexta-feira (28), houve a aplicação da prova para seleção de profissionais da área de medicina. A Residência objetiva a qualificação dos profissionais para atendimento na atenção primária à saúde e visa fortalecer a estratégia de Saúde Regional. 10 profissionais concorrem às seis vagas disponíveis.
Crédito suplementar
As quatro universidades estaduais da Bahia (Uneb, Uesc, Uesb e Uefs) irão receber um crédito suplementar no valor de R$ 15.796.612 milhões no orçamento deste ano, conforme o decreto assinado pelo governador Rui Costa. A publicação do decreto, no Diário Oficial do Estado ocorreu um dia após a reunião dos secretários da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; da Administração, Edelvino Góes; e da Fazenda, Manoel Vitório, com o Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais do Estado da Bahia.
Coronavirus
De janeiro até quinta-feira (05), a Bahia registrou 73 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 foram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial. Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Sant Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.
Mais medicina
A prefeitura de Araripina firmou um acordo de cooperação técnica com a Faculdade Paraíso do Ceará (FAP), instituição que vai implantar o curso de medicina no município. O convênio, que foi assinado na manhã desta quinta-feira (05) no prédio da faculdade e vai permitir que as Unidades de Saúde de Araripina sejam utilizadas para a realização de estágios curriculares obrigatórios e residência do curso de Medicina da FAP.