Coluna do Blog

por Carlos Britto // 18 de março de 2020 às 07:10

Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

Ações e indignações em tempo de Pandemia

As ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) não param. O município de Petrolina declarou estado de emergência na saúde, após a identificação de 9 casos suspeitos de Covid-19.

Na tentativa de reduzir ainda mais a ameaça da doença, a prefeitura, por meio de um decreto, recomendou a suspensão de eventos culturais, políticos ou religiosos.

Até a Diocese de Petrolina se mobilizou e o bispo diocesano, Dom Francisco Canindé Palhano, editou um decreto rigoroso cancelando missas públicas e limitando presentes a batizados e casamentos.

O religioso, no entanto, estimulou a realização de mais missas, transmitidas pela Rural FM. E ainda pediu que outras emissoras abrissem os seus canais para sua retransmissão.

Ainda no novo decreto da prefeitura, um cuidado maior e a limitação para a realização de eventos com mais de 100 pessoas que só poderão acontecer com a autorização da gestão municipal, se feita posteriormente ao decreto.

Os bares e restaurantes poderão funcionar normalmente, porém devem seguir algumas regras. O recomendado é que as mesas fiquem a pelo menos dois metros de distância uma da outra e o público máximo permitido é de 100 pessoas.

A nota triste é o comportamento de diversas farmácias praticando preços exorbitantes em luvas, álcool gel e máscaras. O Prodecon prometeu e já realiza blitz com ações rigorosas em combate aos absurdos abusos. Essa é a atual realidade de Petrolina, que todo mundo espera que não dure por tanto tempo.

Acidentes de motos

Dados do Seguro DPVAT apontam que Pernambuco é o sexto colocado em indenizações envolvendo acidentes com motos. Em 2019, foram 14.593 indenizações pagas para acidentes com esse tipo de veículo. O estado ocupa a segunda posição no ranking de acidentes com motos na região Nordeste.

É guerra

Em Santa Maria da Boa Vista todas as escolas e creches do município estarão com as atividades suspensas. Segundo o secretário de Educação, Adão Dias, o período de suspensão será de 15 dias a contar de hoje.

Governo do Estado

O governador Paulo Câmara anunciou nesta terça-feira (17) um novo pacote de medidas preventivas para intensificar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus no Estado, que contabiliza atualmente 19 casos confirmados. O novo decreto determina a suspensão de eventos com público superior a 50 pessoas, além da interrupção de operações de pouso e decolagem de aeronaves em Fernando de Noronha, onde foi identificado um novo caso suspeito.

Botinha animado

O pré-candidato a prefeito de Ouricuri, Lenarte Coelho (Botinha), deu mais um passo rumo à disputa pela prefeitura de Ouricuri, no Araripe. Um encontro interno com pré-candidatos e lideranças se transformou num evento com a participação de quase 500 pessoas de todo o município. Ao lado do deputado Antonio Fernando (PSC), Botinha reuniu o grupo para apresentar os avanços da pré-candidatura e encerrar com a especulação de que não estaria apto a disputar o pleito em 2020.

Coluna do Blog

  1. Taiane disse:

    E cadê os resultados dos exames? Não saiu o resultado nem da primeira? Eu em!

  2. Taiane disse:

    A coleta foi feita dia 14, dia 15 foi enviada p Recife. E até agora nenhum resultado. O povo tá é lascado.. só subindo o número de casos suspeitos e nem o primeiro caso a gente sabe se é ou não corona vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários