O Covid-19 continua dominando todas as atenções.
Para dar continuidade e estimular as gestões municipais a adotarem providências para elaborar e aplicar os Planos de Contingência Municipais para a contenção do novo coronavírus (Covid-19), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a mais 26 prefeitos a criação e efetivação dos planos, com a definição de iniciativas para reduzir o risco de transmissão do Coronavírus e prover informação e atendimento adequados à população local.
As cidades são Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Arcoverde, Serra Talhada, Exu, Serrita, Afogados da Ingazeira, Solidão, Feira Nova, Chã Grande, Itapetim, Brejinho, Itapissuma, Lagoa de Itaenga, Tamandaré, Buíque, Tupanatinga, São Lourenço da Mata, São José do Belmonte, Água Preta, Xexéu, Salgueiro, Águas Belas, Sertânia, Abreu e Lima e Orobó.
As recomendações já estão sendo expedidas em consonância com o que prevê a recomendação, por meio da qual o MPPE orientou os promotores de Justiça a mobilizar as administrações municipais para se integrar no esforço de contenção da pandemia do Covid-19. Na última quarta (18) já haviam sido expedidas recomendações para 11 prefeitos, totalizando 37 municípios em que o MPPE já cobrou a medida.
Os Planos de Contingência Municipais devem conter, no mínimo, os elementos previstos pela Secretaria Estadual de Saúde um cronograma de implantação das providências. O MPPE também recomendou que as equipes de saúde municipais devem fiscalizar e efetuar a notificação obrigatória dos casos suspeitos do Covid-19, bem como informar quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG1) no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe.
Outra medida recomendada aos prefeitos é dar conhecimento ao público sobre a Ouvidoria do SUS e prover material informativo com orientações sobre as formas de transmissão, sintomas do Covid-19 e quais são as unidades de saúde que devem ser procuradas pelos moradores. Como meio de assegurar que sejam repassadas as informações cientificamente comprovadas e atualizadas, os municípios devem se basear nos informes oficiais da SES, disponíveis no site www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov.
Foi-se
O coronel Anselmo Bispo deixou o Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN) para seguir forte com sua pré-candidatura a prefeito de Juazeiro (BA). Assume o seu lugar o coronel Nilton Paixão Silva Santos. Anselmo Bispo agradeceu aos internautas realizando postagem em uma rede social.
Peixes mortos
Preocupado com a situação de piscicultores da cidade de Jatobá (PE), Sertão de Itaparica, que vem enfrentando uma alta mortandade de peixes, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) solicitou a ajuda da Embrapa. Em conversa com Pedro Gama, chefe-geral da Embrapa Semiárido, o parlamentar relatou a situação emergencial vivida pelos produtores locais e pediu a realização de um estudo a fim de identificar o que vem causando o problema. Antonio Coelho pontuou, inclusive, a existência de casos em que os produtores perderam tudo.
Capacitação
A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) reuniu nesta quinta-feira (19), no auditório do Centro de Saúde III, enfermeiros e técnicos das Unidades de Saúde em um momento de orientação para início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza H1N1, que este ano foi antecipada para a próxima segunda-feira (23). O H1N1 mata mais que o novo coronavírus. As equipes da sede e zona rural foram divididas em dois turnos para evitar aglomeração.
Eleição no Sinserp
É nesta sexta-feira (20), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro (Sinserp), a escolha da diretoria que irá representar a instituição pelos próximos dois anos. A eleição começa às 8h e se encerra às 17h. O associado deverá levar um documento com foto e um contracheque, de preferência o mais recente. Dois grupos estão na disputa: a chapa 1, encabeçada pelo atual presidente Luiz Alberto da Silva e que tem como vice Francisco Arnóbio, e a 2, que tem à frente o servidor Sérgio Ricardo e sua vice Fabiana Alves.