Coluna do Blog

por Carlos Britto // 23 de março de 2020 às 07:24

Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

O apartheid do Coronavírus

Os petrolinenses saem de mais um final de semana enfrentando, agora mais informados, o contagioso novo coranavírus (Covid-19). Sim, agora já se sabe mais sobre essa pandemia, como o Covid-19 age e a força devastadora do seu contágio.

Sabemos ainda que, nascendo na Ásia, passando e destruindo pela Europa, chega por aqui pelas mãos ou contágio de quem pôde viajar. Dos que vêm de lá pra cá a negócios ou lazer e dos brasileiros que viajaram para esses destinos da mesma forma do primeiro exemplo.

O certo é que o novo coronavírus veio para nos igualar. Ninguém está livre ou imune. Nem cor, raça ou condição financeira são determinantes para pegar ou não o vírus. Mas o apartheid vai se revelar nas consequências.

O que farão os milhares que ficarão sem empregos aqui no Vale do São Francisco. Sim, milhares se for levado em conta os que trabalham na agricultura. Quem lhes oferecerá o sustento? A manutenção de suas famílias?

Quem vai acolher aqueles sem condição financeira ou de estrutura na zona rural do município? Uma gente que quase nem tem água para beber, quanto mais água corrente para lavar as mãos? Pessoal que nunca, sequer, ouviu a expressão álcool em gel. Aliás, até na cidade pouco se falou nisso por uma vida.

O novo coronavírus, que ainda está apenas no começo, ainda mostrará sua face mais dura. E ninguém está preparado para enfrentá-lo.

Eleições adiadas

Próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Roberto Barroso se manifestou sobre a tese de adiar as eleições municipais deste ano. Ele disse que a decisão, se vier a ser tomada pelo Congresso, será plenamente aceita pela corte eleitoral. “A saúde pública é o bem supremo a ser preservado no país. Tudo o que possa impactá-la deve ser adequadamente avaliado. A Constituição prevê a realização de eleições no primeiro domingo de outubro. A alteração dessa data depende de emenda constitucional. Portanto, não cabe a mim, como futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, cogitar nada diferente nesse momento”.

Greve proibida

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou no sábado (21) a proibição da greve anunciada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEPE), prevista para esta segunda-feira (23). A decisão foi do desembargador Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima. Caso haja o descumprimento da determinação, foi fixada pelo TJPE a multa diária de R$ 100 mil.

Sindsemp e professores

O Presidente do Sindsemp, Walber Lins,  a vice-presidente Inês Silva e Carlos Odair, da Associação de professores do município, solicitaram à secretária Margareth Costa que servidores e servidoras readaptados que estão em tratamento de saúde, que são hipertensos, diabéticos e em tratamento de câncer, além daqueles com mais de 60 anos deixem suas atividades e voltem para casa. Muitos ainda estão em seus postos e trabalham expostos à contaminação do Covid-19. A entidade também aprovou o kit alimentação comprado pelo Poder Executivo para atender os estudantes que ficaram sem a merenda escolar, assim como as crianças das creches, mas também se mostrou apreensiva em relação aos professores que estão nas unidades para entregar os kits.

Mais um pré-candidato

Em Casa Nova, norte da Bahia, mais um nome pretende entrar na disputa pela prefeitura. Trata-se do Dr.Hélio Amaral (PSL). Bacharel em Direito e formado em Teologia, ele vem como uma de suas principais bandeiras a geração de emprego para o município.

Coluna do Blog

  1. Popo disse:

    Maa se vc observar os que estao morrendo no momento é gente que faz ou fez turismo fora do Brasil … E o capitalista e os que gostam de Ostentar.

    1. Renan disse:

      Amigo, em SP uma senhora diarista infelizmente faleceu pelo fato da patroa dela ter viajado e contaminado a funcionária. No Rio, um porteiro de prédio também faleceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários