Coluna do Blog

por Carlos Britto // 08 de abril de 2020 às 07:04

Foto: Ilustrativa

Coronavírus, o aumento da velocidade

A cidade não fala em outra coisa. Uns patrulham os outros, gente na rua, nos bancos, nas feiras. Uns cumprem o isolamento social, alguns acham que não tem nada demais. Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e todo o Vale do São Francisco estão no ritmo do Brasil.

Enquanto isso a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que 73% dos novos leitos de UTI voltados para pacientes do novo coronavírus (Covid-19) estão ocupados em Pernambuco. A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 57%. Ao todo, Pernambuco tem 280 leitos regulados especificamente para o coronavírus.

O Hospital Universitário (HU) é a referência para os atendimentos de alta complexidade dos municípios ligados à VIII Gerência Regional de Saúde do estado de Pernambuco. O hospital receberá os pacientes em estado crítico que precisem de cuidados intensivos.

A unidade já possui uma estrutura com equipamentos modernos. Ainda assim foi necessário desembolsar mais de R$ 1,2 milhão na aquisição de insumos hospitalares e na locação de uma central de oxigênio, exclusiva para pacientes de Covid-19 que serão internados na Policlínica.  Os recursos fazem parte do custeio do hospital, repassado pelo Governo Federal.

A SES-PE diz que os aumentos no número de casos confirmados nos últimos quatro dias estão dentro do esperado, dentro da previsão e  caminhando rapidamente para a chamada aceleração descontrolada. Isso é fruto do que a sociedade fez a dez, sete dias atrás. Todos devem continuar atentos às medidas de etiqueta respiratória e higiene.

De acordo com a metodologia adotada pelo Ministério da Saúde para medir os impactos do crescimento de infecções, há quatro fases epidêmicas para mapear o coronavírus: transmissão localizada; aceleração descontrolada; desaceleração e, por fim, controle. Deus nos salve.

O impeachment do ministro

O deputado federal Danilo Cabral, junto com outros parlamentares do PSB,  protocolou na Câmara dos Deputados o pedido de impeachment do ministro da Educação, Abraham Weintraub. A denúncia é por crime de responsabilidade pela prática de improbidade na administração pública e por falta de decoro. “A atitude irresponsável do ministro pode levar a um aprofundamento da crise do coronavírus no Brasil, tendo em vista que a China é o principal produtor de equipamentos e insumos do mundo e pode retaliar o país por conta das declarações dele”, justifica o parlamentar.

Enem adiado?

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) solicitou o adiamento das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a suspensão do cronograma do programa por causa da pandemia do novo coronavírus. Nas redes sociais, estudantes com medo de perderem o prazo da inscrição defendem a proposta. Um dos pontos destacados pelo deputado é o isolamento social, que pode atrasar a emissão de documentos necessários para a inscrição no Enem.

Trabalhadores vacinados

Começou nesta terça-feira (7) e prossegue até meados do mês de maio uma campanha da Agrovale para vacinação de 5 mil trabalhadores contra a gripe Influenza A (H1N1). A vacina contém a nova composição de CEPA pandêmica (H1N1) e sazonal atualizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o ano de 2020.  A vacinação também será disponibilizada gratuitamente para todos os trabalhadores que serão contratados pela empresa visando a safra 2020.

Tira do ar

Em decisão proferida nesta segunda-feira (06), o juiz da Primeira Vara de Fazenda Pública de Juazeiro, José Góes Silva Filho, determinou que Ramiro Cordeiro de Souza proceda a imediata retirada das redes sociais de vídeo onde acusa falsamente o SAAE de estar fazendo cortes no fornecimento de água, durante a pandemia do novo coronavírus. A ação foi movida pela Procuradoria Geral do Município (PGM) de Juazeiro (BA), que argumentou que o réu praticou dano contra o interesse coletivo. Na sentença, o magistrado estabelece multas, caso o vídeo ainda permaneça veiculado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários