Devido ao novo coronavírus (Covid-19), as ações de distanciamento social adotadas desde março passado pela Universidade Federal do São Francisco, em todos os campi da instituição, estão alcançando setores e órgãos internos, exceto serviços essenciais, e tem por base parecer (Nota Técnica 01/2020) da comissão interna Covid-19, instituída pelo reitor pro tempore Paulo César Fagundes. De acordo com o documento encaminhado semana passada à Reitoria pela Comissão de Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento de Ações de Prevenção do Coronavírus da Univasf, as recomendações fundamentam-se em atos das secretarias de saúde de Estados e municípios da região onde a instituição possui campus, além do princípio da autonomia dos governos estaduais e municipais para adoção de políticas e estratégias de combate à pandemia.
Além disso, a Reitoria seguirá as orientações do Consórcio Pernambuco Universitas, que decidiu pela suspensão das atividades acadêmicas presenciais por período indeterminado, devendo estas serem retomadas no momento em que as autoridades sanitárias manifestem o retorno das condições para o convívio social.
Mesmo com a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais, a maior parte dos serviços da Univasf permanece ativa, sendo executada na modalidade de trabalho remoto, situação que além de alterar alguns trâmites da rotina institucional tem demandado novos procedimentos e equipes de trabalho voltadas às ações de combate à Covid-19, a abertura de ambientes virtuais para atendimento à comunidade interna e externa, e a institucionalização de um conjunto de medidas de enfrentamento à pandemia, em articulação com outros órgãos e instituições da região.
O desenvolvimento de projetos em diferentes áreas tem mobilizado docentes, estudantes e técnicos para atender a atual demanda de insumos, equipamentos e pesquisas, ações de promoção à saúde, entre as quais o projeto de atenção à saúde mental Ceppsi Acolhe, que disponibiliza atendimento psicológico online, em sistema de plantão, ofertado gratuitamente pelo Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi-Univasf). Outras iniciativas englobam atividades de capacitação realizadas em salas virtuais para os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
Respiradores
Outras equipes têm se dedicado ao levantamento de dados epidemiológicos referentes à Covid-19 no Vale do São Francisco, na promoção de estudos direcionados ao diagnóstico molecular do coronavírus, produção de álcool em gel para distribuição nas unidades de saúde do Vale do São Francisco; equipamentos de Proteção Individual (EPIs); respiradores (ventiladores mecânicos), disponibilização de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pelos equipamentos de saúde da Univasf, Hospital Universitário (HU) e Policlínica, além de estudos de reestruturação física visando à ampliação da infraestrutura já existente.
Somando-se a estas medidas está a iniciativa de antecipar a formatura de estudantes de Medicina, com base na Portaria MEC 383/2020 que autoriza as universidades a respectiva outorga. Com a flexibilização das normas para a formatura antecipada, 55 estudantes da Univasf colaram grau neste mês, 32 do campus de Petrolina (PE) e 23 de Paulo Afonso (BA). A perspectiva, conforme a Pró-reitoria de Ensino (Proen) é que os egressos possam atuar, de imediato, na rede de saúde e suprir a carência de profissionais de unidades médicas e hospitais da região para atender à atual demanda em decorrência da pandemia.