Coluna do Blog

por Carlos Britto // 14 de maio de 2020 às 07:14

Foto: Arquivo/Blog do Carlos Britto

O desemprego e um comércio quebrado

Com todo o impacto do isolamento pelo Covid-19, o comercio, além dos infectados e familiares, é a maior vítima da pandemia.

São assustadoras as notícias de demissões e lojas fechadas nesses tempos sombrios. O impacto fez com que os presidentes de CDLs e Sindilojas das regiões do Sertão do Francisco, Central e Araripe voltassem a manifestar seus posicionamentos favoráveis à reabertura gradual e segura do comércio nas cidades.

Através de reunião por videoconferência, entidades lojistas conversaram, lamentaram a situação e fizeram um apelo pela sensibilidade dos governantes com o momento atual dos legistas e comerciantes.

O evento foi mediado pelo presidente do Sindilojas de Petrolina, Joaquim de Castro, e contou com as presenças dos deputados estaduais Antônio Coelho (DEM), Dulcicleide Amorim (PT) e Lucas Ramos (PSB). Os deputados ouviram as sugestões dos lojistas e se comprometeram em levar ao governador um documento elaborado com as impressões sobre o tema. Os legistas consideram a situação desesperadora.

Oposição virtual

Os vereadores da bancada de oposição de Petrolina farão hoje (14) a segunda reunião virtual pelo Facebook.  Eles ainda aguardam o posicionamento da presidência da Casa Plínio Amorim, acerca da solicitação feita no último dia 4, para a retomada das sessões por meio de videoconferência, durante esse período de quarentena e isolamento social.

Toque de recolher

Jequié, na Bahia, é a terceira cidade a ter toque de recolher decretado, em atuação conjunta dos poderes públicos estadual e municipal. O governador Rui Costa anunciou a medida no início da noite desta quarta-feira (13). Estão proibidos, já a partir de  hoje, a circulação de pessoas e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, com exceção de farmácias, das 20h às 5h.

Só cresce

A Bahia registra 6.547 casos confirmados de Covid-19, o que representa 31% do total de casos notificados. Considerando o número de 1.790 pacientes recuperados e 236 óbitos, 4.521 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Os casos confirmados ocorreram em 183 municípios do Estado, com maior proporção em Salvador Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ipiaú (2.310,73), Uruçuca (2.114,35), Ilhéus (2.045,25), Itabuna (1.725,89) e Salvador (1.514,09).

Em Carnaíba

A Prefeitura de Carnaíba (PE) confirmou mais um óbito provocado por coronavírus. A cidade tem no momento seis casos confirmados da doença, com quatro óbitos e uma recuperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. No tempo em que tinha políticos de verdade, hoje só tem ratos.