Prefeitura de Sobradinho nega descaso com medicamento para criança com câncer e diz que remédio “está em falta no mercado”

por Carlos Britto // 27 de maio de 2020 às 08:45

Por meio de nota enviada ao Blog, a Prefeitura de Sobradinho (BA) rebateu as denúncias feitas pela comunitária Maria Aparecida que havia denunciado a gestão municipal por se recusar a adquirir remédios para sua filha que luta contra um câncer. Segundo a gestão, a prefeitura tem dado a devida assistência à família e o medicamento em questão não teria sido adquirido por estar em falta no mercado. Confiram:

A Secretaria de Saúde de Sobradinho, esclarece que recebeu com estranheza as reclamações da senhora Maria Aparecida e afirma que, ao contrário do que informou a mãe a este veículo de comunicação, a Prefeitura de Sobradinho jamais se recusou em adquirir o medicamento da criança.

Dos três medicamentos que a criança necessita, o município adquiriu dois. No entanto, o fornecedor nos informou que o Octreotide 0,1 está em falta no mercado, e por este motivo, o setor de Farmácia do município comunicou a senhora Maria Aparecida que a paciente deverá retornar para o Hospital das Clínicas, em Salvador, que faz o acompanhamento da enfermidade.

A SMS esgotou todas as possibilidades de encontrar o referido medicamento, e para não interromper o tratamento, o que poderia ter sérios riscos para a saúde da criança, informou a mãe, com antecedência, de que sua filha deveria ser encaminhada para a capital baiana, através do TFD, Tratamento Fora Domicílio, com total assistência do município de Sobradinho.

Informamos que através do setor de Assistência Jurídica do Município, que deu suporte a senhora Maria Aparecida, em ação ajuizada contra o Estado da Bahia, requerendo o fornecimento do medicamento, a Justiça publicou no dia de hoje, 26 de maio, Tutela Antecipada, obrigando a Secretaria Estadual de Saúde, no prazo de 24 horas, garantir o medicamento.

Em tempo, informamos que, há mais de três anos mãe e filha são acompanhadas pela gestão municipal, seja pela Secretaria de Saúde ou de Desenvolvimento e Assistência Social através dos programas sociais ( aluguel social, suporte alimentar) desenvolvidos através da rede sócio assistencial, composta pelas equipes do CREAS, CRAS, e do Conselho Tutelar.

Considerando a situação desta família, a gestão municipal vem tentando, da melhor forma, atender as solicitações da mãe, mesmo quando ela se posiciona de forma intransigente e até hostil com os profissionais de saúde e da assistência social. Exemplo disso é que a prefeitura vem encontrando dificuldades em conceder o Aluguel Social a senhora Maria Aparecida, que exige morar próximo ao hospital municipal, e a equipe está em busca de um imóvel que atenda ao pedido da mesma.

Todas as demandas da senhora Maria Aparecida são conhecidas da gestão municipal de Sobradinho, que, na medida do possível, se esforça para garantir o atendimento integral a esta família. No entanto, aproveitamos a oportunidade para pedir a cidadã que adote um comportamento mais amigável e civilizado com os profissionais da gestão municipal, constantemente insultados e maltratados pela senhora Maria Aparecida, quando procura os serviços municipais. Esta gestão é do diálogo e do entendimento. Nossa missão é cuidar das pessoas, com respeito e atenção. Nossas portas estão abertas para a busca de solução, qualquer que seja a demanda da comunidade.

Ascom PMS

Prefeitura de Sobradinho nega descaso com medicamento para criança com câncer e diz que remédio “está em falta no mercado”

  1. Costa disse:

    Muito esclarecedora a posição da secretaria.
    Do lado da senhora mãe, talvez pelo dor do sofrimento da filha, tenha apresentado o comportamento as vezes hostil, mas ainda bem que os dois lados estão com a mesma finalidade, que é o bem comum da criança.
    Há de se entender que determinados medicamentos são mais complicado sua aquisição, onde as vezes só com ação judicial se consegue, pelo visto o município até fez pelo paciente junto ao estado.
    Que Deus ilumine a todos e saúde para essa criança e tantas outras !
    Humildade e perseverança à todos!

    Sempre bom ouvir os dois lados da história.

  2. Julia silva disse:

    Pessoal si eu estivesse tendo todo suporte da prefeitura de da secretaria de saúde eu não eria está brigando por uma coisa que já tinha,mas ao contrário eu não tou tendo nem um recuso da prefeitura ou da secretar,eu recebie sim dois medicamentos pela secretaria de saúde que a mesma entrou em contato com a sistente sócial de salvador pra pode troca um dos medicamentos da minha filha izabela pq disse que não estava encontrando em lugar. Nem um i pq achou uma caixa si não tá tendo consetesa essa medicação não vai ter só fora de Brasil até pq ela não é cara como a outra de alto custo.quero todas as provas das sistencia que eles mim dá pra eu mostra pro povo, eu as vez sou arrogante com os profissionais como ela fala pq já dei entra no hospital varia vez com minha filha com ipoglecia i nem um profícionas chegaram perto dela jogava no quarto i deixa o pior a conteser aí eu não aguentava ver o sofrimento i o risco de minha filha i abria a boca dentro do hospital aí era que vinha um medica ela i as outras vez era por falta de medicamentos i enxames que ela precisa i recusa eu tinha que abrir minha boca pra pode consegui algo deles pra minha filha essa Maysa já virou muito vez as costas pra minha filha quando ela tava precisando de algo até ambulância negou pra mim busca em Salvador vinhe com minha filha no TFD o caminho todo passando mal i parando em UPA agora eu tenho todas as provas de tudo que falei de tudo que foi negado pra minha filha Izabela agora quero as prova dela de tudo que ela faz por minha filha sem precisa deu ir pra justiça pra pode consegui ambulâncias,as fitas de medi as glicemia,i. Esse medicamento que foi pedido agora de alto custo, só isso que a secretária fornecer pra minha filha si tive mas mande aí mas esses que ela recebe eu tenho a orização do ministério pra eles libera toda vez que minha filha precisa

  3. Costa disse:

    Outra sugestão, pra quem entende melhor de como fazer, tem um site vakinha, alguém poderia fazer pra esse caso?
    A secretaria irmã o nome correto do medicamento, pesquisa valor e faremos doação via “vakinha”.
    Pra evitar opção de ter de ir pra hospital em Salvador, correr até mais risco de contaminação hospitalar, etc.

  4. Costa disse:

    ** Secretaria informa o nome do medicamento.

    Corretor de texto mudou palavra.

    1. Costa disse:

      Devíamos tentar encontrar solução e cooperar com essa família e não terceiros fazer palanque político .

  5. Antônio Marcos disse:

    Nada disso seria necessário de houvesse da parte do prefeito e sua mãe Maysa pouco de sensibilidade e humanidade, mas essas qualidades não se cobra de quem não tem, essa família parece ser sociopatas , Câncer entre outros enfermidades não os sensibiliza, desde seu pai Luiz Berti vem um legado de crimes de fraudes no canal serra da batateira e passou de pai para filho, eleições estão chegando vamos exercer nosso poder de mudança escolhendo um gestor melhor mais humano,, o prefeito é investigado pelo ministério publico da Bahia por fraudes em licitações, atualmente o asfalto de Sobradinho também está na mira na justiça, tudo que essa família faz há dúvidas e suspeitas, não há clareza nem transparência em suas ações, vamos escolher alguém que não seja ligado as ideias dessa gestão, escolher alguém que aplique melhor nossa verba , que não priorize apenas sua família dando empregos, segue numero dos procedimentos investigatórios do ministério público contra o filho da secretaria de saúde Luiz Vicente Berti!!

    1) 003.0.145381/2015 Ação Penal – Procedimento Ordinário Salvador – 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia LUIZ VICENTE BERTI TORRES SANJUAN
    FRANCISCO DE SOUZA ANDRADE NETTO 21/11/2019 15:57 –

    2) 522.0.165038/2015 Procedimento Preparatório Sobradinho – Promotoria de Justiça – Secretaria Processual e Administrativa LUIZ VICENTE BERTI TORRES SANJUAN 25/04/2017 15:40 –

    3) 066.0.220847/2016 Notícia de Fato Casa Nova – Secretaria Processual e Administrativa LUIZ VICENTE BERTI TORRES SANJUAN
    COLIGACAO: ACREDITE! NOS PODEMOS MAIS 11/10/2016 15:44 – ATOS COMUNS > Entrada da carga (920246)

    4) 522.9.72605/2017 Notícia de Fato Salvador – CAP – Núcleo de Crimes Atribuídos a Prefeitos – Procurador-Geral de Justiça LUIZ VICENTE BERTI TORRES SANJUAN

    PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRADINHO – BA 08/06/2017 10:45 – ATOS COMUNS > Arquivo no Órgão/Unidade (1000001)
    5) 597.9.134572/2017 Inquérito Policial Valença – Vara Crime LUIZ VICENTE BERTI TORRES SANJUAN
    ANTONIO CARLOS SILVA DOS SANTOS 28/07/2017 16:07 – ATOS COMUNS > Encaminhamento a Órgão Externo (920024)

  6. Leydy disse:

    Safadeza dessa secretaria da saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários