Decreto: Fogueiras e fogos de artifícios estão proibidos em Juazeiro no período junino

por Carlos Britto // 07 de junho de 2020 às 13:36

A Prefeitura de Juazeiro resolveu proibir a queima de fogos e o tradicional acendimento de fogueiras, comuns do período junino, para prevenir e proteger a população das doenças respiratórias que costumam aumentar nessa época do ano por causa da fumaça, além das queimaduras. O que poderia sobrecarregar as unidades de saúde em meio a pandemia. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (7), em um novo decreto.

A secretária da Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, alerta que durante o combate a pandemia do novo coronavírus os leitos hospitalares já estão com uma grande demanda de pacientes em busca de tratamento da covid-19, SRAG e H1N1. “Por isso essa medida se faz muito necessária, pois assim evitamos que mais pessoas busquem atendimento para tratar de problemas do sistema respiratório os quais podem ser evitados. Sabemos que é uma tradição cultural não só de Juazeiro como de todo o Nordeste, mas estamos vivendo uma situação delicada na saúde e todas as precauções fazem uma grande diferença”.

De acordo com o documento, além das proibições citadas, também determina que a fiscalização será efetuada através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e Guarda Civil Municipal. “As equipes do departamento de Ordenamento Urbano, em parceria com a Guarda Municipal, farão rondas preventivas nos dias que remetem às festividades pelas principais ruas, bairros e núcleos urbanos da zona rural para evitar infrações. Estamos viabilizando um cronograma de fiscalização que assegure as determinações do decreto e a saúde da população”, destaca o secretário, Gilson Araújo.

Decreto: Fogueiras e fogos de artifícios estão proibidos em Juazeiro no período junino

  1. Defensor da liberdade disse:

    Vou acender minha fogueira e soltar fogos sim, os incomodados que se joguem da ponte.

  2. mariana disse:

    ontem a noite, pela madrugada varias pessoas estavam soltando fogos na av. flaviano guimares, a policia foi chamada, quando saiu, continuaram

    quando identificarem, levem presos, tomem os fogos, facam esse favor

  3. Ysrebelde disse:

    O que vai acontecer com quem acender fogueira e soltar fogos? Seremos presos? Pagaremos multas? O que vamos dizer para uma criança que está presa em casa a mais de 2 meses, sem vê os coleguinhas, sem brincar no parque ou na rua, sem ir para a escola, quando ela perguntar por que não pode tocar fogos uma ÚNICA noite no ano? Será que as crianças da família de nosso gestor irão obedecer o decreto? Alguém viu algum vídeo da UPA com seus leitos ocupados? o HR está lotado? Eu poderia fazer inúmeras perguntas sem obter nenhuma resposta. Eu sei que o momento é delicado e requer cuidados. Mas tudo tem limite. Limite esse que nossos gestores não estão tendo. Proibir que as pessoas, que estão em suas casas, comemorem uma festa que só acontece uma vez no ano, é demais. Não podemos reunir a família na sexta-feira Santa, não tivemos o almoço do dia das Mães, não houve casamentos, batizados, aniversários. Agora só faltava essa: não pudermos acender uma simples fogueira, nem soltar meia dúzia de chumbinho. Mandar a guarda municipal caçar fogueira acesa, é não ter mesmo o que fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários