O Programa de Residência Médica deve começar no mês de abril no Hospital Regional de Juazeiro – HRJ. Três vagas foram aprovadas para a residência na unidade hospitalar, uma em cirurgia geral e duas em clínica médica.
No final do ano passado, o hospital que integra a rede estadual de saúde e é gerenciado pelo IMIP, recebeu a representante do Conselho Estadual de Residência Médica – CEREM/BA, Tatiana Aguiar. O objetivo da visita foi conhecer o corpo clínico e as instalações físicas do hospital para fazer um parecer e determinar a possibilidade de começar a oferecer a residência.
O parecer foi encaminhado à Comissão Nacional de Residência Médica e aceito. “A região só tem a ganhar com esta aprovação da residência. A estrutura para receber os médicos residentes já está pronta”, destacou o superintendente do HRJ, Rodrigo Marques.
A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, especialização, destinada a médicos que são selecionados por meio de concurso. De acordo com o Ministério da Educação, a expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.
INTERNATO – Além da residência médica, no mês de fevereiro teve início o internato de estudantes de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Para o diretor de Atenção à Saúde do HRJ, Marcelo Marques, a implantação da residência e do internato na unidade hospitalar fortalece a qualidade dos serviços. “É uma vitória para o hospital e para os usuários”.
Parabenizo todos do Hospital de Juazeiro, são estas iniciativas que melhoram tanto a assistencia a saude como o ensino médico!