Depois de beirar capacidade máxima, Barragem de Sobradinho inicia tendência de queda no volume útil

por Carlos Britto // 13 de junho de 2020 às 20:13

Foto: Jerônimo de Souza/divulgação arquivo

Parece que o ritmo de aumento no volume útil da Barragem de Sobradinho (BA) visto nos últimos meses vai ficando para trás. De acordo com mais um relatório da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a tendência agora passa a ser de queda.

Para este final de semana o volume útil (que já chegou a mais de 93% da capacidade da barragem) fica em 91,59% neste sábado (13) e 91,42% para domingo (14). Já no próximo fim de semana o volume cai um pouco mais: 90,38% no sábado (20) e 90,21% para o domingo (21). Já a defluência (quantidade de água liberada) se mantém na casa dos 1.600 metros cúbicos por segundo (m/³).

A Chesf lembra que, devido a necessidades operacionais ou por razões naturais, os valores informados poderão sofrer alterações não programadas.

Depois de beirar capacidade máxima, Barragem de Sobradinho inicia tendência de queda no volume útil

  1. Paulo disse:

    Por que não.reduz avao para manter abarrage cheia chuva como foi esse ano vai demorar.

  2. João Victor disse:

    A resposta é simples, caro Paulo.
    Porque existem mais duas barragens aí pra baixo que precisam aumentar o volume útil e atender a população que depende delas.
    Já imaginou se os técnicos de 3 Marias também só pensassem neles e não deixassem a água vir pra Sobradinho?

  3. Marcos disse:

    Vazão a 1600 m3/s é pra andar de jetski. Ano passado a vazão foi no máximo 900 m3/s. Itaparica tá com 70%. Ninguém sabe como será o próximo período chuvoso. Os responsáveis depois se escondem. O povo paga a conta.

  4. Edilberto disse:

    Quando começa assim eu acredito que eles estão sentindo falta das tais BANDEIRAS, pra que tenham argumentos para aumentar a conta de energia.

  5. Hilton disse:

    Concordo com Paulo, pq liberar tanta água se as barragens abaixo estão com volume confortável.

    1. Dreda disse:

      Porque as barragens não são só para armazenar água para irrigação. São também para evitar enchentes. De forma que uma barragem dessas nunca pode ficar totalmente cheia. Tem sempre que ter a capacidade de segurar a água, caso as chuvas nas nascentes excedam limites de segurança.

  6. VALMIR LIMA disse:

    Tudo isso é jogo de interesse pelas bandeiras. O povo sempre pagando a conta, seria hora de um movimento contra esse desperdício de tanta água. Depois querem.lançar as campanhas de menos é mais. Não dá prá entender!

  7. Antonio Sabino da Silva disse:

    Antônio Sabino . Concordo plenamente com João Victor, porque as outras Hidrelétrica que ficam a jusante de Sobradinho, precisam de água para movimentação de suas turbinas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários