Durante o mês de março, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou o cancelamento de 86.963 benefícios do programa bolsa família. Em Pernambuco, foram 5.821 cancelamentos. Este valor refere-se às famílias que não informaram freqüência escolar, ou que não declararam os 85% da frequência exigida, que é uma das condições para participar do programa.
Em Petrolina, o bolsa família é vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST). De acordo com a coordenadora do programa em Petrolina, Mariana Gomes, o número é relativo às pessoas que tiveram os benefícios bloqueados em setembro do ano passado, somente agora eles foram cancelados.
Segundo Mariana, as famílias que eventualmente tenham o seu benefício cancelado têm até três meses para comparecer na sede do bolsa família e reverter o benefício. Para solicitar a reversão, o usuário deve se dirigir a SEDEST com a seguinte documentação:
Para maiores de 18 anos:
– Carteira de Identidade (RG)
– CPF
– Título Eleitoral
– Carteira de Trabalho (CTPS)
– Comprovante de Residência Atualizado
Para menores de idade:
– Certidão de Nascimento
– Declaração Escolar
São necessários somente os originais de cada documento. O horário de funcionamento do setor é de segunda a quinta-feira, das 7 às 19h, e nas sextas-feiras, o atendimento é até as 13h.