A campanha de vacinação contra a Influenza H1N1, iniciada no dia 8 de março em todo o país, entra agora na sua segunda etapa. A partir desta quinta-feira (25) o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Petrolina começará a distribuir as vacinas nos postos de saúde.
Grávidas, crianças de seis meses a menores de dois anos e pessoas com doenças crônicas que tenham menos de 60 anos podem ir até as unidades de atendimento para tomar a dose da vacina. Na primeira etapa, que terminou na última segunda-feira (22) foram vacinados os profissionais de saúde e os indígenas.
A recomendação é de que todas as grávidas, independente do tempo de gestação, sejam imunizadas. Quem engravidar depois do dia 2 de abril (data em que termina o período de vacinação estabelecido para o grupo) poderá se vacinada até o final da campanha.
As crianças de seis meses a menores de dois anos receberão uma dose dividida em duas etapas. A segunda dose será administrada 30 dias após a primeira. É importante lembrar que os pais devem levar o cartão de vacinação da criança.
Doentes crônicos com até 60 anos, que possuem problemas de coração, pulmão, rins, fígado ou obesos, além de pacientes em tratamento para AIDS e câncer também serão vacinados.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Cristiane Souza, mesmo a campanha começando três dias depois do calendário oficial a população não será prejudicada. Ainda segundo Cristiane, o atraso aconteceu devido a um problema de logística do próprio Ministério da Saúde.
Detalhe: As vacinas ainda não chegaram a Petrolina!!
Carlos Britto,
Você saberia informar como será o funcionamento dos postos de saúde na quinta-feira santa?
Obrigada!