Os pacientes que dependem de insulina para tratamento de saúde devem se cadastrar na Superintendência de Assistência Farmacêutica do Estado de Pernambuco. O cadastro exige nome completo, número do CPF e posologia (dose indicada para o medicamento).
A farmacêutica responsável pelo cadastramento em Petrolina, Adcarla Evangelista, destaca que o medicamento só será fornecido depois que o paciente fornecer os dados pessoais. “Algumas pessoas estão com receio de fornecer o número do CPF, mas este cadastro deve ser uma prioridade, porque a substância é fornecida pelo Estado e se algum paciente não fizer o registro, infelizmente ficará sem receber a insulina”, argumenta.
Para se cadastrar o paciente insulino-dependente precisa procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência, portando o CPF para fazer a renovação.
Já fui duas vezes para fazer meu cadastro no posto de saúde mais perto da minha casa, lá eles me falaram que apenas na terça faz o cadastro e precisa de uma declaração da agende de saude do meu endereço, comprovante de endereço no meu nome, e receita de um médico do SUS. Estas informações só me foram passadas depois da 2ª vez que fui lá. Perguntam, eles não poderiam simplificar mais um pouco? Então passaram a informação pro site de vcs errado dizendo que era só preciso o CPF, se vc for apenas com ele vc não faz o cadastro e ainda só poderá faze-lo na outra semana.