Coluna da Folha

por Carlos Britto // 28 de agosto de 2020 às 07:00

Foto/reprodução

De inelegível a elegível

Uma reviravolta em Tupanatinga (PE) mudou as peças do jogo eleitoral na cidade. A Câmara de Vereadores decidiu tornar apto para a disputa majoritária deste ano o ex-prefeito Manoel Tomé (PSB). Antes disso o ex-gestor estava inelegível por ter tido as contas do seu governo reprovadas no exercício de 2012, na época pelo PT.

De acordo com o presidente da Casa, vereador Joaquim Cordeiro Neto, conhecido como Neto de Duca (PSD), o processo responsável por julgar as contas de Manoel Tomé não aconteceu da forma correta. “A prestação de contas do ex-prefeito Manoel Tomé Cavalcante Neto, referente ao ano de 2012, foi julgada sem que o referido ex-prefeito fosse cientificado para se defender, havendo cerceamento à defesa dele, julgamento que não se adequa ao Estado de Direito Democrático“, traz um trecho do novo Decreto Legislativo.

Com isso, Manoel vai tentar impedir a reeleição do atual prefeito, Severino Soares dos Santos (PR), conhecido por Sílvio Roque, que foi eleito em 2016 com 5.971 votos, correspondente a 50,45% dos votos válidos e vinha construindo tranquilo seu projeto de reeleição. “Política é para quem tem comprometimento. E, se eu não tivesse, não estaria aqui”, declarou.

Como na política tudo pode acontecer, agora o ex-prefeito, que teve as contas rejeitadas em várias instâncias, comemora pelos quatro cantos da cidade a decisão, que segundo ele, chegou no momento certo. “Recebi com muita satisfação porque, desde o início, sabia que aquele julgamento tinha muitas falhas. Agora, no momento oportuno, a Câmara de Vereadores agiu da forma correta, anulando aquela rejeição de 2015 referente ao exercício de 2012, e eu volto ao páreo para esta eleição”, celebrou.

Medida urgente

A Justiça determinou, por meio do juiz de direito, Caio Oliveira Freire, que a prefeitura do município de Pedra (PE), convoque em caráter de urgência, os sete primeiros colocados no concurso para professor. No total, foram 23 vagas ofertadas no certame realizado em 2019. Caso a prefeitura não cumpra a medida, terá de pagar uma multa diária de R$ 1 mil.

A guerra das denúncias

A pré-candidata a prefeita de Itaíba (PE) pelo PP, Rogéria Martins, e o vice, Mário Celso, foram denunciados ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por promoverem aglomeração e desrespeito às regras de distanciamento social. A denúncia foi feita por representantes do PT, PTB e Podemos.

Prefeito encurralado

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha (PE), Adalberto Gonçalves de Brito Júnior, convocou duas sessões extraordinárias para tornar obrigatória a execução da programação orçamentária. A primeira reunião aconteceu nessa quinta-feira (27) e a próxima será no dia 31.

Em Caruaru

O Partido da Social Democracia Brasileira realiza nesta sexta (28) uma palestra online idealizada pela presidente do partido, a deputada estadual Alessandra Vieira. A palestrante, a prefeita da cidade Raquel Lyra, vai debater sobre os Desafios na gestão pública. “É esse olhar de uma gestão integrada e humana que faz com que os desafios sejam superados”, destaca Raquel.

Sávio vai para reeleição

O prefeito de Tuparetama (PE), Sávio Torres, lança hoje (28) sua pré-candidatura à reeleição ao lado do vereador Diógenes Patriota. Está previsto que durante o evento outros pré-candidatos a vereador também sejam apresentados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários