Hoje ao meio dia a nossa equipe de reportagem esteve no Hospital Dom Malan para verificar as denúncias de que funcionários e pacientes do hospital estavam passando fome. De acordo com uma funcionária, que pediu para não ser identificada, as mães que acabaram de ter seus filhos e as crianças internadas tiveram hoje no almoço apenas feijão e arroz. Já os funcionários tiveram que se contentar com feijão e farinha.
No local as informações foram confirmadas por mães de crianças que estão internadas no hospital. Segundo Raquel, de Santa Maria da Boa Vista, além de pouca quantidade a qualidade da comida não é adequada para quem está doente. “A sopa é água pura. O café da manhã foi um pão velho e um copo de mingau. Sábado o almoço que foi servido era água com verdura, porque aquilo não era sopa. À noite serviram apenas um chá de canela”, criticou.
Outra acompanhante também reclamou do cardápio oferecido. “O atendimento aqui está péssimo. Minha filha não pode tomar leite e serviram apenas um copo de suco. Hoje serviram apenas arroz e feijão porque doaram. Eu não sou porco para comer isso”, reclamou a jovem Sara que está com sua filha internada no Hospital.
No local também encontramos com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindisemp), Lucenildo Lima – Didi, que também estava lá para buscar informações sobre a qualidade da refeição servida. Segundo ele a situação é lamentável. “Hoje pela manhã estive aqui e comprovei uma paciente tremendo e não era de doença não, era de fome. Estive agora no refeitório e também comprovei que o servidor além de perseguido passa fome. Não tem comida nem para os pacientes, nem para o servidor”, ressaltou.
Ainda segundo o vice-presidente, o sindicato vai entrar com uma ação no Ministério Público. “Desde a semana passada nós estamos tentando que a administração do Femsaúde tome respeito pelas pessoas que precisam desse hospital. A comida ontem foi uma concha de feijão, um punhadinho de farinha e uma pedacinho de carne para o servidor, e para os pacientes acrescente aí um punhado de arroz”. O sindicato vai denunciar essa situação ao MP”, ressaltou.
De acordo com Didi o arroz só foi servido porque o HDM recebeu doações. “O arroz foi doado por entidades filantrópicas de Juazeiro para que as mães que estão aqui não passem mais fome do que já estão passando”.
A nossa equipe não pode entrar no refeitório para confirmar o que estava sendo servido, porque foi impedida pela assessoria de imprensa do HDM que nos convidou para nos retirarmos.
Comentário meu:
Não é de hoje e nem nesta administração que se registra problemas no Dom Malan. Sempre estiveram lá, mas parece que chegamos ao fundo do poço.
Faltar comida, precisar de doação de particulares, nenhum cuidado nutricional para os pacientes ou para quem trabalha é de um absurdo imenso. Falta compromisso e seriedade com a vida das pessoas.
Os vereadores, através da Comissão de Direitos Humanos e Comissão de Saúde precisam se posicionar. Chega de calar. É preciso uma reação, um contra-ataque, um cuidado com a vida das pessoas. É tempo de assumir o papel.
Até hoje só ouvimos discursos inflamados e jogo de cena para a platéia e para a imprensa. Apenas a vereadora Márcia Cavalcante ofereceu denuncia ao ministério Público, nenhum outro vereador promoveu nenhuma ação efetiva.
O Ministério Público também precisa agir já que os poderes públicos, municipal e estadual, apenas fazem jogo de cena no jogo de empurras enquanto o povo morre. E agora morrer de fome é demais, para depois arrumarem uma desculpa que foi inanição. E inanição é FOME!
Se ninguém falar nada, resta ainda a igreja, todas elas, saírem dos discursos, cultos e orações para a vida real de um povo que padece a olhos vistos e morre a míngua em nossa frente e na nossa covardia.
Da nossa parte, resta a indignação e vontade de mostrar. Mesmo que o hospital nos ponha pra fora como fez. Talvez, devessem eles mesmos fechar às portas e saírem, conscientes da inoperância e incapacidade de cuidar das pessoas. Falo de respeito, de dignidade…De vida.
Peçam pra sair, senhores. E que o último apague a luz.
E só pra constar que, a refeição é cobrada dos servidores. Cada um paga o valor de 2% do seu salário bruto se quiser comer no HDM, o que é um absurdo, porque em nenhum hospital, em nenhum serviço publico do país onde um sevidor trabalha em regime de plantão a refeição é cobrada. Isso é obrigação da prefeitura. Ou então ela que dê 2hrs de almoço pra cada servidor ir comer em casa.
ISSO É UM ABSURDO, O PREFEITO ALEM DE MATAR O POVO SEM SAÚDE MATA O SERVIDOR DE FOME!
AMIGO CARLOS BRITO ISSO É UMA VERGONHA SEM TAMANHO,NUM HOSPITAL FALTAR COMIDA PRA PACIENTES,FUNCIONARIOS E ACOMPANHANTES,CADE O MINISTERIO PUBLICO DR ANA RUBIA VAMOS ACOPANHAR ISSO DE PERTO,ENQUANTO NÃO TEM COMIDA E MEDICAMENTOS NO HDM,SOBRA DINHEIRO PRA PAGAR SALARIOS SUPER ALTO AO DIRETORES OS QUAIS FICAM NO BEMBOM DO TRAUMAS NEM OLHA PRO HDM QUE TAMBÉM É ADMINISTRADO PELA FEMSAÚDE ONDE ESTÃO OS PODEROSOS DO FIM DA SAÚDE QUE GANHA RIOS DE DINHEIRO VAMOS TRABALHAR, MUITOS QUE GANHAM PRA NÃO FAZEREM NADA.
ACORDA MINISTERIO PUBLICO,DR ANA RUBIA ONDE ESTAR A SENHORA QUE FICA SE PREOCULPANDO EM PROIBIR FESTAS E SOM ALTO E NÃO VER ISSO. CONFIAMOS NA SENHORA,PORQUE NOS VEREADORES ESTAR DIFICIL SO SABEM FAZER CENA.
Só temos a lamentar, lamentar por ser servidor público, nesse governo, lamentar pelo povo que tanto confiou nas promessas do Sr Julio Lóssio. QUE VERGONHA !!! não dar aumento devido ao servidor pode não ser o principal problema, pior é tratar o povo dessa maneira
Que vergonha!
Cadê o senhor Vereador Pérsio e a senhora vereadora Raimunda, que não intercede para minimizar essa situação, afinal você são os chamados “vereadores da situação”.
Porque se esconde vereadores, falem, diga o que está acontecendo.
Nessas horas os senhores tampam os ouvidos e fecham os olhos, mas a população quer uma explicação.
Porque não bate pesado no prefeito?
Petrolina agoniza e o HDM já morreu.
Vereadores da situação dêem uma satisfação, a sociedade Petrolinense. Afinal fomos nós o os colocamos aí, para nos defender.
Bom, se tudo isso for verdade!
Prefeito, ta chegando a hora de ir …..
Pense nisso, antes que lhe mandem embora…..
Onde estão os “amigos” que lhe puseram lá?
Onde estão os Valgueiros?
Onde está Carneiro e equipe?
Onde estão os “amigos” médicos?
E outros e outros …..
Homem! Volte para sua clinica, proteja você e sua família dessa degradação.
Lembre-se: “Não há dinheiro algum que pague a nossa paz de espírito” e certamente, desde 1º de janeiro de 2009, a paz deixou de ser sua companheira….
PENSE NISSO
Márcia Cavalcante… Sei….
Prefeito e Secretários
Sinceramente vocês têm noção da gravidade em que se encontra Petrolina?
Nunca pensei que nosso município fosse passar por todo esse processo de destruição e desrespeito.
O que está acontecendo no HDM é muito vergonhoso, onde vamos chegar?
Gente vão pedi ajuda, para traçar uma saída para essa cidade, que sempre cresceu e hoje está decrescendo.
Prefeito, seja mais humilde, solicite apoio e ajuda, para aquelas pessoas que possam colaborar, planejando saídas estratégicas, para toda essa ingestão que acontece em Petrolina.
Já está claro, que o senhor não acertou nas escolhas de sua equipe de trabalho, o que mais está esperando?
Tenha coragem e revolucione com bons trabalhos esse meu, seu e nosso município, para que Petrolina continue sendo a Terra dos Impossíveis.
Fernando voce mora aonde mesmo,porque dizer que a culpa e do prefeito e no minimo uma brincadeira de sua parte, como disse carlos Brito, ha muito tempo a situaçao do Dom Malam e gravissima, quando Dr.Julio assumiu, ja pegou a bomba chiando FERNANDO, se voce nao sabe amigo, Petrolina atende a mais de 50 municipios, que os prefitos se preocupam somente em comprar ambulacias para se livrar dos problemas, e no mais, com esse bloqueio que o governador vem fazendo, em nao mandar verba para Petrolina para forçar o prefeito entragar o Dom malam para ele, devido ser tempo de eleiçoes, porque se nao fosse, ele nem queria saber, ai fica posando de bem feitor,dizendo SE ME ENTREGAR EU DOU CONTA, ou seja, fazendo politica com a saude do povo, e brincadeira,agora de uma coisa eu tenho certeza, que o prefeito com sua equipe vai resolver essa questao logo, o Dom Malam ajuda muita gente,agora precisa de ser cuidado, porque sem cuidado ele vai acabar fechando as portas, GOVERNADOR QUER BRINCAR, ESCOLHA OUTRA BRINCADEIRA, ESSA DE USAR A SAUDE DAS PESSOAS PARA FAZER POLITICA E MUITO SEM GRAÇA, E AO CONTRARIO DE FAZER SORIR, FAZ E MUITA GENTE CHORAR, PENSE NISTO, SAIBA QUE, A SAUDE DA SUA FAMILIA E IGUAL A DAS PESSOAS QUE ESTAO SOFRENDO, COM DOR E MORRENDO SEM CONDIÇOES DE TRATAMENTO, AMIGO EDUARDO CAMPOS, FAÇA COMO DEUS ENSINOU, FASÇA O BEM SEM OLHAR A QUEM, ESQUEÇA A POLITICA, VEJA A TUA FRENTE AS PESSOAS, OU SEJA , AS VIDAS QUE ESTAO INDO, POR FALTA DE HUMANIDADE, SAIBA QUE A POLITICA BEM FEITA, ELA CONSTROE, A MAL FEITA ELA DISTROE,PENSE NISSO.
Sabe o que acontece?
Nem um vereador tem coragem de comprar uma “briga” a favor da população, é isso! Eles querem apenas mais aliados para conseguir poder, lembram só do povo nas eleições, como ainda está distante…
A FEMSAÚDE está tentando cortar custos de todos os lados, para aumentar os salários da nova administração, porque quem fez processo seletivo, continua na mesma e sendo perseguidos, é só correr atrás e investigar, Carlos Britto!
No traumas não acontece isso, falo da refeição, pois médicos, funcionários, pacientes e acompanhantes comem todos lá.
Quanto ao Dom Malam, ninguém leva a sério, sempre foi assim! Como é que conseguem falar que com a UNIVASF melhorou 85%? Fico indignado, pq se eu fosse político ao invés de servidor, faria algo mais útil, saberia cuidar das pessoas, eu sim, saberia usar o lema do prefeito…
Voltando ao assunto, quando terá mesmo os concursos? Não queremos processo seletivo, porque tem duração apenas de 1 ano e o funcionário fica desprotegido de tudo, tem uma briga política, muda gestão, todos na rua, isso é complicado!
Quando essa luta termina?Sou louco para ver tudo devidamente em seus lugares, pessoas competentes atuando, como seria diferente!
O que costumamos ver são estudantes universitários que em terminaram a faculdade mandando em todo mundo, por que isso? Porque teve algum aliado político, ou teve um amigo do amigo que indicou, enquanto nós que estudamos, temos que aturar essa sacanagem, e mais, calados, porque se falar algo, vai para rua sem dor e sem piedade, sendo motivo de chacotas no dia seguinte.
Alguém tem que solucionar esses problemas, logo, isso tem que ser logo!
* FUNCIONÁRIOS CAPACITADOS E QUE PRESTARAM O PROCESSO SELETIVO, JÁ QUE NÃO TERÁ CONCURSO NUNCA
* CUIDAR DAS PESSOAS, DANDO SAÚDE E ALIMENTAÇÃO ADEQUADA
*REAVER O QUADRO DE FUNCIONÁRIOS E OS SALÁRIOS, PORQUE SE HOUVESSE ALGUMAS MUDANÇAS, NEM PRECISARIA NINGUÉM DOAR PARA O DOM MALAM FEIJÃO E ARROZ, PORQUE VERBA VEM.
São tantas coisas, são tantas coisas, prefiro nem comentar mais, porque a situação está tão feia que tenho medo de chegar na minha casa o que passo no trabalho, e minha família não merece saber, porque isso é SOFRER!!!
O HDM está agonizando pq Petrolina, através do seu prefeitp “Pinóquio”, resolveu bancar um hospital de ensino universitário de alta complexidade e deixou de lado a atenção básica, o PAS e tb a atenção materno-infantil. Os recursos são destinados a FEMSAÙDE, entidade que só serve para lavagem de dinheiro, e que alimenta a magalomânia de um pequeno grupo de professores e técnicos admnistrativos da UNIVASF, lá no HUT.
É preciso fazer a tarefa de casa mais básica para alçar maiores vôos, nem médico em posto de sáude Petrolina tem…fala sério.
Cadê o governo de Eduardo Campos que não se manifesta? Pq tanto silêncio até agora?? Para mim é última esperança que resta.
Numa terra onde não há justiça, onde a palavra de um representante do povo não vale um tostão furado…clamamos por socorro!!!!!
João Lyra intervenha…logo antes que o Fantástico comece a noticiar essas belas manchetes para Pernambuco, até pq começaremos a enviar essas notícias a Globo, Rede TV, Record, SBT e outras que forem necessárias e aí vai voar no ventilador pra todo mundo.
Ontem eu fiz um comentário sobre esse assunto e disse não é apenas a saúde que está passando fome, a educação também está na mesma situação, as crianças escolares estão sem a merenda e quando aparece, é apenas cuscuz seco. O Ministério Público Federal precisa se movimentar urgentemente, cumprir o seu papel de fiscalizador por que o dinheiro público da merenda vindo do governo federal deve está tomando outro destino e não cumprindo o papel social que é a merenda das escolas.
Pelo amor de Deus, alguém que tenha o poder de fiscalizar, denunciar e punir, tomem providência urgente. Petrolina está chegando ao fundo do poço, e por muito menos eu já ví prefeito expulso e preso por improbidade administrativa e mal gestão.
Câmara de Vereadores, Tribunal de Contas, Justiça Eleitoral, Ministério Público Estadual e Federal se mexam, façam alguma coisa. só vocês tem o poder pra isso.
Cadê as verbas que essa prefeitura recada? e esse Dr. para fazer justiça a profissão, deveria ser mais humano pensar mais na saúde, do povo de Petrolina-PE.
Isso é uma vergonha para nós, pois Petrolina é uma cidade nacionalmente/internacionalmente conhecida, não era para ser desse geito.
Pra quem se rotulou como o prefeito da saúde e dizia aos 4 cantos que o HDM seria seu gabinete, que frustração… Infelizmente, a ilusão não veiio só no aspecto da saúde, mas em todos os sentidos. Desafio a algum petrolinense dizer qual área municipal que está funcionando a contento. Se alguém apostou que em Petrolina não apareceria prefeito pior do que Guilherme Coelho, quebrou a cara.
Minha dor vai até a alma ao saber que esta tem sido a situação atual do HDM. Qt pessoas conhecidas e queridas precisam dos serviços oferecidos pela saúde pública… o prefeito, e os demais envolvidos no processo, não. Qt insensibilidade! Qt insensatez! Qt incompetência para administrar! Todos sabem que não é falta de dinheiro. É dinheiro no lugar errado.
Gente, se isso é verdade, e eu sei que é, Petrolina vai de mal a pior, até quando vão tentar esconder da população que a cidade está um caos e que os governantes não sabem o que fazer para conter essa desorganização. Deus nos proteja!
Minha Indignação…
1º com a saude como ela está…
2º com os vereadores que se escondem…
3º com o prefeito que não mostra a realidade para a população…
4º com o ministerio publico…
5º com muitas pessoas que só sabem falar e criticar…
6º com a classe politica que só pensa em seus eleitores…
7º com o governador e seus secretários, que Governa de costas para uma das cidades mais importantes do interior do nordeste.
8º com os mentirosos, e importunistas, que manipulam pessoas.
9º com os oportunistas de plantão, bando de manés, forasteiros que não teem compromisso com esta cidade…
10º com muitos jornalistas oportunistas, que dar opinião sensacionalista, que não constroi, mas que tenta de uma forma ou de outra denegrir a imagem dos governantes.
vamos dar as mãos, cidadões petrolinenses, petrolina é maior que todos esses problemas juntos…
um grande abraço…
Em Petrolina, Estamos Todos RE’FémSaúde’ ou da Saú de Pública…
Vejam que coisa curiosa. O prefeito e seus assessores mandaram um puxa-saco trapalhão – Marco Antonio, denegrir a imagem do governador, tentando colocar a culpa da total incompetência de Júlio Lóssio no governo estadual. Eles usam desses expedientes: quando a obra é do governo estadual dizem que é da prefeitura; quando a culpa e incompetência é da prefeitura dizem que é do governo estadual. Que gracinha. Sou solidário aos que pedem que Pérsio e Raimunda assumam esse ônus. Todos sabem que eles são responsáveis pela grande parte das indicações dos comissionados na educação e na saúde. Faltar comida na saúde e nas escolas é caso de polícia, de prisão dos responsáveis. Se existe verba federal e estadual, por que os sabidões continuam a explorar o povo e ganhar milhares de reais com a desgraça alheia. A qualidade do que é servido é recusado até por bicho. Será que ninguém do MPE, MPF, TCE, Governo Federal e Polícia Federal, se sensibiliza, se mexe para investigar toda essa bandalheira? Esse noticiário está prejudicando muito os investimentos em Petrolina. Será que esse Irmão quer cercear a liberdade de imprensa? tudo indica que é do PT.
Bom, quem concorda que devemos denunciar ao fantástico ou ao jornal nacional?
Se as entidades competentes não resolvem, vamos lançar na mídia nacional, pode ser que o MP do Rio de Janeiro se sensibilize e venha nos ajudar, vamos mandar e-mails para a globo, eles iriam adorar uma matéria dessa, seria uma boa audiência e ainda, poderá resolver a situação da população de Petrolina.
VAMOS AGARRAR ESSA IDEIA, PORQUE A GENTE JÁ BUSCOU DE TUDO, A ÚLTIMA SOLUÇÃO SERÁ ELES.
Imaginem só…
Provar que tem verba só que não é usada;
Mostrar que os salários são altos e o atendimento ruim;
Mostrar que f
Qual é mesmo o prefeito de Petrolina???