Embasa esclarece que vazamento agravou problema no abastecimento em Uauá, mas já foi corrigido

por Carlos Britto // 29 de dezembro de 2020 às 14:33

Foto: Reprodução/WhatsApp

Em nota, encaminhada a este Blog, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) esclareceu sobre os constantes problemas no abastecimento d’água no município de Uauá (BA), que culminaram em um protesto dos moradores nesta terça-feira (29), os quais cobram uma solução para esse problema.

Segundo a Embasa, no dia 24 deste mês a adutora de água tratada entre Pilar e Uauá apresentou um vazamento, que foi corrigido no dia seguinte. Mas o fato “agravou a irregularidade no fornecimento de água na cidade, que depende de captação de água bruta no sistema da Caraíba Metais em Pilar, distrito de Jaguarari, e o volume que pode ser captado para tratamento não é suficiente para atender com folga a demanda”, explicou. A empresa alega que isso comprometeu a distribuição de água na cidade de Uauá e em Pilar, que é feita em regime de alternância. 

Investimento

A Embasa também informou que para atender o distrito de Bendengó e Uauá é preciso investir R$ 25 milhões para perfurar dois poços em Canudos e implantar 42 quilômetros de adutora. “No entanto, o município não assinou contrato de programa com a Embasa. Essa situação gera insegurança para a empresa realizar um investimento de tal monta no município, pois, até então, não há solução jurídica diante do novo marco legal do saneamento, vigente desde julho deste ano, e que proíbe o contrato de programa entre municípios e empresas estaduais de saneamento no país”, finalizou.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários