Coluna da Folha

por Carlos Britto // 30 de dezembro de 2020 às 07:06

Foto: arquivo/reprodução

O caminho de José Patriota após encerrar ciclo em Afogados da Ingazeira

Prestes a encerrar seu ciclo na Prefeitura de Afogados da Ingazeira, uma das mais importantes cidades do Sertão pernambucano, José Patriota definitivamente consolidou-se como liderança na região. Não é à toa que, durante esse tempo, sempre esteve à frente da Amupe, entidade que defende os interesses dos municípios do Estado. E mesmo concluindo o mandato, seus colegas ainda o querem por lá.

O mandato de Jose Patriota como presidente da Amupe irá até o mês de março de 2021. A legislação da entidade permite a sua reeleição, mesmo não estando cumprindo mandato de prefeito. Ele, no entanto, ainda não bateu o martelo.

Além dos prefeitos reeleitos, os novos gestores em grande quantidade me procuraram durante o evento, em Gravatá, cobrando a nossa permanência na presidência, mas ainda não tenho uma decisão”, afirmou.

Pelo respeito que conquistou atuando à frente da Amupe, é provável que Patriota acabe cumprindo seu mandato até o final. Para ele será muito bom porque continuará na vitrine política do Estado. Nesta terça (29), ele acompanhou o governador Paulo Câmara (PSB), que é seu aliado, em uma agenda do socialista a Afogados, onde Paulo inaugurou as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Padre Carlos Cottart, num investimento de mais de R$ 1 milhão, além da reforma do Terminal Rodoviário Andrelino Lucas, que passará a ser administrada pelo município.

Com o legado que vai deixando em Afogados e a admiração dos colegas prefeitos na Amupe, é muito provável que Patriota comece a esboçar um projeto estadual para 2022. O que, aliás, não seria nenhuma novidade porque ele nunca escondeu isso de ninguém.

Presença digital

Um levantamento realizado pela Zeeng MonitoraBR , a primeira empresa de Big Data Analytics totalmente voltada para o marketing político do Brasil, apontou o senador petrolinense Fernando Bezerra Coelho (MDB) como aquele com maior presença digital do Brasil. O estudo tomou como base analítica levantar dados de presença digital dos 80 senadores ativos, levando  em  consideração  mais  de  60 indicadores de presença digital nas redes sociais, sites de notícias e homepage dos políticos.

Contra ‘laranjas’

Como se já não bastasse a instabilidade político-eleitoral em Pesqueira, no Agreste, por conta da eleição judicializada na majoritária, parece que as coisas por lá ainda conseguem piorar. Por suspeite de fraude eleitoral, um suplente de vereador acionou o Ministério Público Eleitoral para apurar se houve fraude nas cotas de gênero inscritas por partido, já que houve algumas candidatas com um único voto e até uma que não vou nem nela própria.

Com a presidência

Em Araripina, Sertão do Araripe, o prefeito reeleito Raimundo Pimentel (PSL) caminha para seguir com a presidência da Câmara de Vereadores ao seu lado. Pelo que se desenha, o favorito para vencer é o vereador Roseilton Oliveira, do mesmo partido de Pimentel.

Cotada

A prefeita eleita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), nem assumiu ainda o município e já mostra sua força. Ela se reuniu no final de semana com os prefeitos eleitos e reeleitos que formam o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú). Única mulher integrante, Márcia foi sondada por alguns deles para ocupar a presidência do consórcio no biênio 2021/22.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários