Coluna da Folha

por Carlos Britto // 04 de janeiro de 2021 às 07:00

Foto: reprodução

Raquel Lyra prepara o terreno para 2022

Pronta para seu segundo mandato, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) contará mais uma vez com uma Câmara de Vereadores aliada, a começar da presidência da Casa. Isso porque o novo presidente para o biênio 2021/22 é o vereador Bruno Lambreta (PSDB).

Ele foi o vitorioso no bate-chapa contra Lula Tôrres, também do PSDB. Ou seja: para Raquel, qualquer dos nomes não seria empecilho à sua administração, já que ambos são do mesmo partido da gestora. Além disso, ela tem ainda mais três companheiros de partido na Mesa Diretora – Ricardo Liberato (2º vice-presidente), Leonardo Chaves (1º secretário) e Edmilson do Salgado (4º secretário).

Além disso a prefeita também conseguiu manter a maioria na casa legislativa, o que lhe permitirá sem sobressaltos a aprovação de projetos de lei do Executivo. Cotada para a corrida estadual de 2022, Raquel está focada em continuar a gestão respaldada pelos caruaruenses.

No último dia de 2020, ela anunciou o secretariado para a segunda gestão. Existem novidades, mas a maioria dos nomeados é formada essencialmente por técnicos que a acompanharam na primeira gestão. Enquanto eles cumprem as ações em suas respectivas áreas, Raquel cuida da parte política.

A partir de agora ela correrá contra o tempo para, no momento certo, atender ao chamado do seu partido. Para isso, a prefeita precisa manter a gestão a toque de caixa, o que servirá para lhe dar ainda mais respaldo em seu futuro projeto político-eleitoral.

Um exemplo

No discurso de posse para seu segundo mandato, sexta-feira (1), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), deixou um recado para os adversários na Capital. “Costumo dizer que Petrolina é o Pernambuco que dá certo e queremos ver um novo Pernambuco surgir com muitas outras Petrolinas espalhadas pelo Estado“, afirmou. Em tempo: o gestor revelou já ter garantido R$ 150 milhões em convênios e repasses.

Chegou chegando

Em seu primeiro mandato, mas já com habilidade de veterano, o vereador Rony Russo (Republicanos) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Cabrobó, no Sertão do São Francisco. Advogado, Rony prometeu atuar junto com a gestão do prefeito empossado Galego de Nanai (Avante) em prol do desenvolvimento da ‘Terra da Transposição’.

Calote de ex

Em Mirandiba, Sertão do Pajeú, a revolta dos servidores municipais é geral contra a agora ex-prefeita Rose Cléa Máximo. Tudo porque Rose encerrou sem mandato dando um calote nos servidores ativos e inativos do município. As pendências envolve o não pagamento dos Agentes Comunitários de Saúde referente aos meses de novembro e dezembro; dos funcionários da administração geral e daúde, além dos meses de novembro, dezembro e 13º dos inativos. O rombo ficou em mais de R$ 4 milhões.

Prefeito interino

Em Pesqueira, no Agreste pernambucano, o vereador Sebastião Leite da Silva Neto, mais conhecido na cidade por ‘Bal de Mimoso (Republicanos), foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal. O que isso significa? Em qualquer outra cidade, seria mais um vereador a assumir um Poder Legislativo. Mas em Pesqueira, é Bal de Mimoso quem ficará interinamente à frente da prefeitura, até o TSE julgar o processo do prefeito eleito, o Cacique Marquinhos (Republicanos), que venceu mas ainda não levou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários