Alguns municípios do Sertão de Pernambuco como Salgueiro, Araripina e Bodocó acenderam o sinal de alerta para a quantidade da ocupação dos leitos de UTI nos hospitais, após o aumento brusco de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), devido às aglomerações de final de ano.
O caso mais preocupante está em Salgueiro, onde 100% dos leitos estão ocupados. De acordo com a Secretaria de Saúde, após os eventos de fim de ano o município já calcula mais de 3.200 casos confirmados, 63 óbitos e 341 pessoas sendo monitoradas pela prefeitura.
Em Araripina, a ocupação de leitos está em 80% e já passam de 3.500 habitantes contaminados. Para tentar controlar a situação, a prefeitura voltou a aplicar o toque de recolher a partir das 10h e proibiu a comercialização de bebidas alcoólicas na região. Em Bodocó, a prefeitura foi mais longe: além da proibição das bebidas alcoólicas, também proibiu qualquer evento esportivo até o dia 10 de fevereiro.
Em Petrolina, a prefeitura declarou que dos 53 leitos disponíveis, 24 estão ocupados, tanto por pacientes que moram na cidade, como por outros que vêm de municípios vizinhos. (As informações são do GRTV)