Coluna da Folha

por Carlos Britto // 16 de fevereiro de 2021 às 07:05

Foto: Reprodução/Internet

Novos desdobramentos e a situação complicada em Arcoverde

A situação política em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, não anda nada boa. Quem achou que já poderia começar a viver dias de paz com o fim das eleições, e então ver as obras à todo vapor pela cidade, se enganou. A coisa anda mais incerta do que nunca. A situação é a seguinte: depois que Wellington Maciel (MDB) ganhou às eleições no dia 20 de novembro do ano passado, ele quase não conseguiu ser empossado, isso porque a oposição, liderada pelo ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), entrou com uma ação de Investigação Judicial Eleitoral para apurar suposto abuso de poder econômico e político por parte da coligação de Wellington, durante as eleições.

Mas, mesmo com toda a confusão, a chapa vencedora conseguiu uma autorização do Tribunal Regional eleitoral para ser diplomada e, com isso, Wellington Maciel se tornou o novo prefeito da cidade. Contudo, os dias de sossego passaram rápido, já que a defesa do novo gestor tinha apenas ganhado tempo para entrar com recurso contra a acusação. Agora, o caso ganha novos desdobramentos. O TRE de Pernambuco agendou para a esta quinta-feira (18), às 9h, o julgamento do recurso.

Além de Wellington, também respondem ao processo, o vice-prefeito, Israel Rubis (PP) e a ex-prefeita Madalena Britto (PSB). Caso o pleno do Tribunal concorde com o juiz da 57ª Zona Eleitoral de Arcoverde, Draulternani Melo Pantaleão, que chegou a cassar o registro de candidatura do prefeito eleito e do colega de chapa, uma nova eleição vai acontecer na cidade. E, enquanto tudo isso acontece, o eleitor espera pelos avanços no município.

De vereador à réu > O vereador Severino Pereira de Souza do Nascimento, 48 anos, conhecido como Biino (DEM), do município de Tracunhaém, na Mata Norte pernambucana, foi autuado em flagrante, no final de semana, por tentativa de feminicídio. Ele atirou na vítima e fugiu do local, um prostíbulo. À polícia, o parlamentar negou ter praticado o crime, mas foi encaminhado para audiência de custódia. A mulher foi levada ao hospital.

A fraude eleitoral > O Ministério Público Eleitoral defendeu a condenação de duas agentes de saúde de Agrestina, por supostamente terem atuado em fraude eleitoral. Há indícios de que elas atestaram vínculos inexistentes de vários eleitores em declarações da Secretaria de Saúde da cidade e falsificaram documentos públicos para inserir informações falsas relativas aos endereços informados por eles.

Contra a parede > Estudantes universitários de Santa Maria da Boa Vista, questionaram o secretário de Educação, Professor Carlos Augusto, para saber detalhes sobre a política de transporte para as universidades de Petrolina e Belém do São Francisco, na região. O transporte era gratuito nas gestões anteriores, mas agora haverá uma taxa de R$ 100 a partir deste ano. Mesmo com a pressão, os estudantes continuam sem respostas.

Novos investimentos > Enquanto isso, em Gravatá, o prefeito padre Joselito (PSB), esteve com o deputado Estadual, Waldemar Borges, na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bezerros, para acompanhar junto à presidente da Compesa, Manuela Marinho, o início da operação de abastecimento d’água da barragem de Jucazinho, em fase de testes, que irá abastecer as cidades de Bezerros e Gravatá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários