Órgão do governo baiano recomenda não-prescrição de medicamentos sem eficácia contra Covid-19

por Carlos Britto // 31 de março de 2021 às 08:12

Foto: Yuri Cortez/AFP

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (COES) emitiu nota técnica recomendando a não prescrição dos medicamentos cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina para pacientes com quadro confirmado de Covid-19, internados em unidades estaduais, ou contratualizadas pela Secretaria da Saúde (Sesab), sem outro diagnóstico que justifique seu uso. A medida levou em consideração o acúmulo de evidências científicas da ausência de eficácia e o potencial malefício do emprego desses fármacos em pacientes com a doença.

A recomendação foi publicada nesta terça-feira (30) no endereço eletrônico da Sesab e pode ser consultada como ‘Nota Técnica 86’.

O documento ressalta que não há benefícios clínicos no uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19 e remete ao Código de Ética Médica (capítulo II, Direito dos Médico, inciso II), que evidencia ser direito do médico “indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente“. A orientação deve ser seguida por todas as unidades assistenciais de saúde da Rede Sesab.

Órgão do governo baiano recomenda não-prescrição de medicamentos sem eficácia contra Covid-19

  1. Ysrebelde+temerário; disse:

    Não sei que embasamento científico é esse que COES se baseou, por que existem sim estudo cientifico sérios que atestam exatamente o contrário. Se parassem de politizar essa pandemia, ela já teria sido controlada. Será que todos os políticos e celebridades que contraíram Covid não fizeram uso desses medicamentos? por que a recuperação dessas pessoas foi muito rápida. Há não ser que o vírus seja diferente entre ricos e pobres. Haja paciência….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários