Coluna da Folha: A quizila, o hospital de campanha fechado e os equipamentos

por Carlos Britto // 02 de abril de 2021 às 07:00

Foto: Instituto das Medianeiras da Paz

A quizila política com a falta de atenção do governo do Estado por Petrolina, segundo os políticos, ganhou novo capítulo. É o que se fala na maior cidade do Sertão, depois que o vereador Wenderson Batista, o ‘Pé de Galo’ (DEM), denunciou em vídeo que os equipamentos do fechado hospital de campanha na cidade estavam amontoados e sem destino. “Onde estão aqueles que fizeram alarde quando os equipamentos chegaram, para mostrar como estão agora?”, cobrou.

Não demorou muito e o Governo de Pernambuco anunciou que cederia os equipamentos para a Prefeitura de Petrolina, com o objetivo de reforçar a assistência aos pacientes com a Covid-19. A cessão foi autorizada após solicitação da gestão municipal ao Estado.

O local foi desmontado no final de 2020 por causa das baixas taxas de ocupação na unidade, naquele período, e boa parte da infraestrutura do serviço já havia sido remanejada dentro da rede de saúde da cidade, como na Unidade de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina e no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, também no Sertão do Estado.

No Sertão São Francisco, foram 48 novos leitos de UTI. Ao todo, a região conta, agora, com 92 leitos, sendo 62 de UTI.

Mexeu

Em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PMDB) já mexeu no secretariado. Deixa a pasta o secretário executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão, Henrique Oliveira. Ele já estava na primeira gestão da prefeita, quando ocupou a pasta da Educação.

Dois estados e um abandono

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) enviou ofício ao governador Paulo Câmara solicitando o início imediato das obras de restauração da PE-700, no município de Araripina, que liga Pernambuco ao Estado do Ceará, estrada vicinal para o polo gesseiro da região do Araripe. Já faz tempo que a obra carecia de melhorias pelos estados do Ceará e Pernambuco. Só o lado cearense recebeu melhorias.

Municipalização

O deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB) fez uma indicação solicitando ao Governo do Estado a suspensão do processo de municipalização da Escola Estadual Cônego Emanuel Vasconcelos, em Venturosa. O parlamentar ouviu a comunidade escolar e moradores da cidade, que não percebem a mudança como positiva. A escola tem mais de 40 anos, atende a mais de 500 estudantes e possui Ideb acima da média estadual.

Ampliando as bases

O prefeito de Santa Maria da Boa Vista (PE), George Duarte (PSDB), reuniu-se com o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e com o deputado estadual Antônio Coelho (DEM). No dia seguinte o grupo recebeu o irmão de George, ex-prefeito Leandro Duarte, já na companhia do federal Fernando Filho (DEM). É a ampliação da base eleitoral dos Coelhos já em ritmo acelerado.

Tá cedo

O prefeito de Belém de Maria, Rolph Junior (Republicanos), decidiu manter a suspensão das aulas da rede municipal de ensino até que todos os profissionais da educação fossem vacinados. “Volta ainda se ao menos 30% da população de nossa cidade receber a vacina”, disse ele. Mesmo com aulas remotas, a merenda dos alunos foi garantida.

Coluna da Folha: A quizila, o hospital de campanha fechado e os equipamentos

  1. oliveira disse:

    Fico com pena da população, que está descrente se o viurs existe, Politizaram tanto. isto é um absurso uma pandemia destas os politicos só querem seus nomes estampados em blogs em jornais e o que for de midia por conta do glamour, QUE JESUS MISERICORDIOSO POSSA CURAR OS INOCENTES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários